Cerca de 15 a 20 golfinhos da espécie Stenella sp encalharam na noite de ontem (12) na Praia de Manguinhos, em Búzios, mobilizando equipes da Prefeitura, pesquisadores e voluntários em uma operação de resgate que atravessou a madrugada. O local de difícil acesso, com mar escuro, pedras e água na altura da cintura, dificultou ainda mais os trabalhos.

As equipes da Prefeitura chegaram por volta das 19h e permaneceram até o amanhecer. O vice-prefeito e Secretário de Obras, Leandro Pereira, a secretária de Ambiente e Licenciamento, Roseli Pereira, e os secretários de Pesca, Serviços Públicos e Causa Animal, Rafael Fernandes, Marcelo Júnior e Amanda Mozer , acompanharam os esforços, ao lado do vereador Toni Russo. Integrantes da Guarda Marítima Ambiental, Guarda-Vidas, Coordenadoria de Postura, Fiscalização Ambiental, voluntários, o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e o Instituto BW — responsável técnico por esse tipo de ação — atuaram no resgate e monitoramento dos animais.

Durante a operação, as equipes permaneceram literalmente dentro d’água, dando suporte direto aos biólogos e veterinários do Instituto BW e do GEMM-Lagos. Além do resgate, foram realizadas coletas de dados e o monitoramento dos indivíduos, como parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES), uma exigência do licenciamento ambiental federal coordenado pelo Ibama.

A coordenadora veterinária e vice-presidente do Instituto BW, Dra. Paula Baldassin, afirmou que todos os protocolos oficiais foram seguidos. “Em determinado momento, os animais chegaram a se afastar e seguir em direção ao mar aberto. Alguns minutos depois, três indivíduos retornaram à área rasa e vieram a óbito no local. Nossa equipe realizou todas as coletas pertinentes ainda in loco e encaminhamos os animais em óbito para a nossa base em Araruama, onde serão realizadas as necrópsias”, informou.

A Prefeitura de Búzios e o Instituto BW reforçam que, caso algum cidadão encontre um animal marinho vivo ou morto na faixa de areia, é importante acionar o número 0800 991 4800 e seguir as recomendações:
Mantenha distância do animal;
Aguarde a chegada da equipe especializada;
Isole a área para evitar aproximação de curiosos, cães ou predadores;
Não tente devolver o animal ao mar por conta própria.
O motivo do encalhe dos golfinhos ainda será investigado pelas equipes técnicas.