A Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios deu um passo importante na preservação ambiental e no fortalecimento do turismo sustentável. Nesta quarta-feira (09), representantes da secretaria realizaram uma visita à Marinha, em Cabo Frio, com o objetivo de inserir as unidades de conservação marinhas da região na carta náutica do país. O presidente da Colônia dos Pescadores Z23 de Búzios, Dominique Souza, também participou da visita.
Durante a visita, foi discutida a inclusão das áreas de preservação no mapeamento oficial, ferramenta essencial para a navegação segura e responsável nas águas brasileiras. A ação visa não apenas proteger os ecossistemas marinhos, mas também garantir que os navegantes tenham acesso a informações precisas sobre áreas sensíveis, promovendo a conscientização ambiental.
A proposta é que as unidades de conservação marinhas, Parque dos Corais, APA da Pesca Artesanal e APA Marinha de Búzios, sejam oficialmente integradas à carta náutica. Esse mapeamento permitirá um monitoramento mais eficiente e seguro dessas regiões, além de contribuir para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis nos setores náutico e turístico.
De acordo com o coordenador das Unidades de Conservação Marinhas de Búzios, Bernardo Corty, quando uma unidade de conservação está na carta náutica, os navegantes já sabem qual o grau de proteção, quais atividades são proibidas e quais são permitidas: “Isso será um grande ganho para nossas unidades de conservação localizadas em ambiente marinho.”
Com a colaboração entre a Marinha do Brasil e a Secretaria do Ambiente, o município busca preservar a rica biodiversidade marinha e fortalecer o comprometimento com o meio ambiente para as gerações futuras.