Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Ambiente e Urbanismo
  • Carcaça de Baleia-de-Bryde encalhada na praia da Rasa foi enterrada na madrugada desta terça-feira
WhatsApp Image 2024-12-31 at 10.24.43

Carcaça de Baleia-de-Bryde encalhada na praia da Rasa foi enterrada na madrugada desta terça-feira

A prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, informa que nesta segunda-feira (30), encalhou na praia da Rasa, uma carcaça de Baleia-de-Bryde (Balaenoptera brydei). O mamífero marinho foi avistado por pescadores nas proximidades da praia, morto e em estágio avançado de decomposição. Em uma tentativa de ajudar, eles conduziram o corpo do animal até a faixa de areia, próximo ao canal da Marina. O animal estava com uma corda em volta do corpo.

Após isolar o local, a equipe técnica da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, acionou o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos para realizar a necropsia do mamífero marinho, e indicar um lugar numa faixa de areia mais larga da praia para enterrá-lo.

O secretário do Pasta, Evanildo Nascimento, esclareceu que as equipes da Secretaria, tanto de fiscalização, quanto de monitoramento das Unidades de Conservação, estão 24h de plantão, inclusive no mar, e que o animal não é migratório, faz movimentos entre águas costeiras e oceânicas, à procura de presas, peixes, camarões e lula, deve ter sido trazido pela correnteza.

Segundo Evanildo, o procedimento adequado, nesses casos, seria conduzir o animal para o alto-mar, permitindo que a natureza seguisse seu curso natural de decomposição: “Certamente foi uma iniciativa com boas intenções, mas o correto é deixar que o mar se encarregue da situação. Esse tipo de operação demanda um protocolo específico para não gerar riscos ambientais ou sanitários”.

A carcaça do animal foi enterrada na madrugada desta terça-feira (31), e mobilizou desde ontem (30) as equipes das secretarias do Ambiente e Urbanismo, Serviços Públicos e Segurança e Ordem Pública (Defesa Civil), numa operação que se iniciou às 23h, e terminou às 6h, desta terça-feira(31) .

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso