Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Secretaria de Saúde de Búzios reforça a importância da alimentação saudável no Dia Mundial da Alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Secretaria de Saúde de Búzios chama a atenção para os desafios nutricionais enfrentados pela população do município e reforça a importância de promover hábitos alimentares saudáveis. De acordo com Ana Carolina de Queirós e Feijó, nutricionista da secretaria, a má nutrição, tanto em termos de desnutrição quanto de obesidade, é um problema significativo em Búzios. Dados do Sisvan (2023) indicam que o excesso de peso atinge 11,1% das crianças menores de 5 anos, 34,22% das crianças entre 5 e 10 anos, e 35,81% dos adolescentes.

A nutricionista também destaca o consumo crescente de alimentos ultraprocessados, que está diretamente associado ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. “É urgente que a população tenha acesso a informações que possibilitem escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes”, afirma Ana Carolina.

Entre as ações promovidas pela Secretaria de Saúde de Búzios estão campanhas de incentivo à amamentação e à alimentação saudável nas unidades básicas de saúde, além de acompanhamento nutricional em escolas e unidades de saúde. Nas policlínicas do município, a população também pode contar com atendimento especializado de nutricionistas.

Desafios e soluções locais

Apesar da perda de soberania alimentar e da pouca valorização das tradições alimentares no território, há movimentos que buscam resgatar a cultura alimentar, especialmente entre a comunidade Quilombola da Rasa e Baía Formosa. Essa cultura, baseada no consumo de raízes, tubérculos, frutas, hortaliças e pescados, promove uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Dicas para uma alimentação saudável

Para aqueles que buscam melhorar sua alimentação no dia a dia, a nutricionista Ana Carolina de Queirós e Feijó oferece 10 dicas essenciais para fazer escolhas mais saudáveis e conscientes:

1.  Priorize alimentos in natura ou minimamente processados: Faça desses alimentos a base da sua alimentação diária.
2.  Use temperos naturais: Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar.
3.  Limite o consumo de alimentos processados: Consuma esses alimentos com moderação, preferindo preparações caseiras.
4.  Evite alimentos ultraprocessados: Produtos industrializados, como salgadinhos e refrigerantes, devem ser evitados.
5.  Coma com atenção e regularidade: Faça suas refeições em horários apropriados, em ambientes calmos, e evite distrações.
6.  Planeje as compras: Compre alimentos frescos em feiras e mercados que oferecem variedade de alimentos in natura.
7.  Desenvolva suas habilidades culinárias: Cozinhar em casa é uma forma de garantir uma alimentação mais saudável e saborosa.
8.  Dê à alimentação o tempo que ela merece: Planeje seu tempo para preparar refeições e evitar alimentos prontos e industrializados.
9.  Prefira locais com refeições frescas quando comer fora: Escolha restaurantes que preparem os alimentos na hora.
10. Seja crítico com propagandas alimentares: Questione as informações veiculadas em comerciais de alimentos ultraprocessados.

Essas dicas ajudam a garantir que a alimentação do dia a dia seja mais saudável e equilibrada, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida para os moradores de Búzios.