Reunião teve o intuito de obter orientações para agir em caso de progressão da espécie
Nesta quinta-feira (01), aconteceu uma reunião entre a Vigilância Ambiental de Búzios e representantes da divisão de artrópodes do Instituto Vital Brazil, para orientações do manejo integrado do controle de escorpiões. O Instituto é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil. Atende a todo o setor público, com a produção de soros e medicamentos de uso humano. Realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social. Serviços que vão dos diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro.
Durante a reunião, foram debatidas ações necessárias em casos de infestação. A Prefeitura de Búzios, através da Vigilância Ambiental, tem atuado na fiscalização de locais com a presença desses animais realizando coleta deles para evitar a proliferação. Após o encontro, a Vigilância Ambiental e os representantes do Instituto visitaram locais com características propícias para a infestação desses animais.
De acordo com o Biólogo Jonathan Roosewelt, do Instituto Vital Brasil, alguns cuidados são essenciais para evitar que os escorpiões se proliferem, como evitar o acúmulo de entulhos, madeiras e cascalhos, principalmente em locais úmidos. De acordo com ele a conscientização das pessoas é fundamental.
O biólogo ainda passou orientações para evitar que esses animais acessem as residências, como fazer uso de barreiras físicas para parte de baixo de portas, vedar ralos com rede e empacotar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que se alimentam os escorpiões.