Pela primeira vez na história de Búzios, um marco de inclusão é alcançado com a abertura do acesso à Praia da Azeda para pessoas usuárias de cadeira de rodas e com baixa mobilidade. Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Alexandre Martins e o secretário da Pessoa com Deficiência, Aurelio Barros, acompanharam Antônio Pedro, que pela primeira vez teve o privilégio de visitar à encantadora praia, até então inacessível. Ele é apaixonado pelas águas de Búzios.
A conquista vai além: Antônio experimentou as cadeiras anfíbias, peças centrais no revolucionário projeto “Mar para Todos”, visando proporcionar acessibilidade plena ao mar de Búzios.
A mãe do Antônio, Denise Pedrosa, disse que está muito contente com o novo projeto “Mar Para Todos”: Meu filho nada há anos diariamente aqui em Búzios e nunca tivemos a possibilidade de vir na Azeda. Hoje tivemos esta grata surpresa, ele está muito feliz. Espero que mais cadeirantes e PCDs possam desfrutar dessa novidade. Muito contente com a construção da rampa de acessibilidade que não existia. Isso dificultava nossa vinda a essa praia maravilhosa, que todo mundo sabe e conhece. Me deixou muito tranquila e feliz, parabéns Búzios”.
Sobre o projeto “Mar Para Todos”, o Secretário da Pessoa com Deficiência, Aurelio Barros pontua: “este projeto será um marco neste verão, mas não pararemos por aí, será um projeto permanente dando oportunidade para as pessoas de mobilidade reduzida poderem ter acesso ao mar durante todo o ano. O que fizemos agora foi um teste dos equipamentos e da equipe, foi para ver na prática o que aprendemos na teoria. Temos um longo e satisfatório trabalho pela frente.
Na ocasião, além do prefeito e do secretário da Pasta, as equipes da Secretaria e de Guarda-vidas acompanharam a ação.