Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Dia Mundial do Urbanismo

Nesta quarta-feira (08), foi comemorado o Dia Mundial do Urbanismo. Uma data que foi criada com o intuito de promover compreensão, sustentabilidade, além da união entre o poder público, comunidade e o urbanismo.

O urbanismo atua se relacionando na área do funcionamento das cidades, e os motivos que contribuem para a sua organização são: mobilidade urbana, infraestrutura, arquitetura, gestão ambiental dentre outros. O urbanista tem sua atuação voltada para ajudar a estruturar a cidade, consistindo em conhecer a dinâmica da população com o espaço urbano, visando sempre melhorias para a sociedade e para o ambiente.

A Secretaria do Ambiente e Urbanismo trabalha atendendo a população, sendo responsável por: análise e aprovação de empreendimentos privados e projetos especiais, pedidos de licença e construção, desmembramento e remembramento de lotes, atendimento e orientação ao requerente, aceite de obra e habite-se de construções. De acordo com a Subsecretária do Urbanismo, Cláudia Olympio, o licenciamento urbanístico analisa cerca de 140 a 150 processos por mês. “Búzios está crescendo muito e a gente se preocupa com a sustentabilidade, quando o Prefeito optou por unir essas duas secretarias, foi para agilizar o andamento de processos e ter mais compatibilidade entre o ambiente e urbanismo” concluiu.

A Prefeitura de Búzios entende que para um desenvolvimento social correto o ambiente e urbanismo necessitam trabalhar juntos, pois o desenvolvimento sustentável é um dos fatores de um ordenamento e gestão de sucesso.