A Secretaria do Ambiente e Urbanismo vem prestar esclarecimentos em relação às obras que estão acontecendo em algumas ruas do Centro da cidade, sobre algumas árvores que estão no local. No decorrer dos anos foram plantadas espécies inadequadas em algumas áreas, trazendo riscos para o fluxo de pedestres, além de prejudicar residências e calçadas.
A atual gestão está reformulando o pavimento, calçadas e canteiros com paisagismo de espécies nativas. De acordo com o Secretário da pasta, Evanildo Nascimento, essa atitude irá diminuir os custos de manutenção, além de equilibrar o ecossistema. “Queremos trazer um esclarecimento sobre algumas espécies exóticas de árvores que estão trazendo riscos para as pessoas e prejuízo aos moradores. Algumas delas serão trocadas por espécies adequadas, com raízes pivotantes, ou seja, são raízes que não oferecem riscos de levantar a calçada, destruir muros e prejudicar os pedestres. Como é o caso do Ipê, que é uma espécie nativa”, concluiu.
Entendemos o incômodo de alguns moradores, neste caso, é uma necessidade. Não será feito apenas derrubadas de árvores, ocorrerá um replantio de forma correta no Centro da cidade. O que pudermos manter será mantido, e o que não puder será substituído adequadamente . A arborização urbana parte do conhecimento técnico, não apenas um plantio aleatório, por isso, o compromisso da Prefeitura de Búzios com a população.