Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Diálogo Fortalecido: Rodas de Conversa Sobre Saúde Mental Alcançam Búzios

Equipe da Coordenadoria de Saúde Mental da Prefeitura de Búzios esclarece sobre a rede de atendimento e destaca atuação com TEA, com novas rodas previstas em escolas e Unidades Básicas de Saúde

Búzios embarcou em um diálogo que promete ecoar por toda a cidade. Com foco na saúde mental e inclusão, as rodas de conversa promovidas pela Coordenadoria de Saúde Mental da Prefeitura de Búzios iniciaram com impacto, abrindo espaços para esclarecimentos valiosos e sensibilização. O Colégio Estadual João de Oliveira Botas foi o cenário da primeira rodada de conversa, onde a equipe docente, a direção escolar e os alunos participaram ativamente, enriquecendo a discussão. Na pauta, o funcionamento da rede de atendimento em Saúde Mental do município, bem como a acessibilidade às unidades de saúde, foram temas abordados.

“Mariana Moraes, Coordenadora de Saúde Mental, destaca: “O diálogo é a base da transformação. A Prefeitura de Búzios está firmemente comprometida em construir uma cidade onde a saúde mental seja uma prioridade.”

Não apenas nas escolas, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Búzios está semeando conversas construtivas. A UBS Maria Rosa da Conceição Santiago, em Baía Formosa, já está mapeando as demandas locais, enquanto o plano de matriciamento avança, envolvendo psicólogos e/ou psiquiatras nas demais UBS para suporte e capacitação das equipes locais. O objetivo é levar atendimento especializado às áreas que mais precisam.

“A saúde mental é uma jornada compartilhada, e essas rodas de conversa são apenas o começo”, ressalta Mariana Moraes. “Estamos comprometidos em estender esse diálogo a todas as Unidades Básicas de Saúde, fortalecendo nossa cidade e promovendo inclusão.”

Profissionais como Katia, psicóloga, Bárbara, enfermeira, Paola, supervisora do programa Criança Feliz, reforçam a abordagem multidisciplinar, essencial para uma assistência abrangente e eficaz.

As rodas de conversa prometem ser o fio condutor de um movimento de conscientização e ação em prol da saúde mental e inclusão em Búzios. O município demonstra seu compromisso, trazendo a conversa à tona e estendendo a mão para construir uma comunidade mais saudável e unida.