Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Reunião de apoio a familiares com equipe do CAPS aponta cuidado integral com saúde mental em Búzios

Acolhimento e suporte emocional são foco da iniciativa conduzida por psicólogos e profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial do município

A Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quinta-feira (17), uma reunião com familiares de pessoas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O encontro teve como propósito oferecer suporte, acolhimento e cuidado integral às famílias, promovendo um ambiente saudável e propício para a recuperação e tratamento das pessoas atendidas pelo CAPS.

A reunião, conduzida pela psicóloga Danielle, contou com a participação de diversos profissionais do CAPS, todos engajados em proporcionar uma experiência enriquecedora para os familiares. A equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistente social, enfermeiro, administrativo, motorista, vigilante e serviços gerais, uniu esforços para oferecer informações, apoio emocional e estratégias práticas para lidar com os desafios associados à saúde mental.

“Muito proveitoso, a equipe toda participou,” destaca Mariana Moraes, coordenadora de Saúde Mental no município, refletindo sobre a importância da reunião, que reforçou: “Essa iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde em não apenas cuidar da pessoa assistida pelo CAPS, mas também estender esse cuidado a todo o ambiente em que ela vive. Ao promover a saúde mental das famílias e capacitá-las a enfrentar os obstáculos de forma mais positiva, a reunião contribui para um tratamento mais eficaz e uma melhoria geral na qualidade de vida.”

O evento não apenas reforça a importância do suporte emocional, mas também demonstra a sinergia e o profissionalismo da equipe do CAPS em abordar a saúde mental de forma holística. A colaboração entre psicólogos, assistente social, enfermeiro e demais membros da equipe ressalta o comprometimento em promover uma abordagem abrangente para o bem-estar da comunidade.

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde continuam empenhadas em promover iniciativas que visam aprimorar a saúde mental de seus cidadãos e fortalecer os laços familiares. A reunião de apoio aos familiares realizada pelo CAPS é mais um passo significativo em direção a uma comunidade mais saudável e resiliente.

Profissionais do CAPS que participaram da reunião

Danielle – psicóloga

Thiago – psicólogo