Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Búzios terá projeto de pesquisa voltado para ecologia de estradas

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, realizou uma reunião com a ONG SOS Vida Silvestre, para o trabalho de pesquisa e monitoramento da RJ102, no trecho que compreende o município de Búzios.

A parceria firmada é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta do A Concept Hotel & SPA Búzios, o que possibilitará o município de Búzios a dispor de um serviço que visa a Educação Ambiental, bem como, ao final de um ano, criar um museu voltado para educação ambiental.

De acordo com o Secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, será realizada uma pesquisa voltada para questão de atropelamento de fauna nativa, além de ações de orientação de trânsito voltadas para fauna: “o Instituto SOS Vida Silvestre foi contratado pelo A Concept Hotel para prestar esse serviço ao município durante um ano, também com o intuito de realizarmos a taxidermia de animais que por ventura passem por acidentes nas estradas. E posteriormente criarmos um museu e com esses animais levarmos a educação ambiental para as escolas. Também está dentro do escopo do contrato o monitoramento e a coleta de fauna, atropelada, machucada ou doente, respondendo o anseio do Ministério Público e da sociedade civil da cidade, pois antes nós não tínhamos essa prestação de serviço e, por meio desse TAC, a secretaria do Ambiente avançará ainda mais em políticas ambientais”, disse o secretário.

A coordenadora geral da ONG SOS Vida Silvestre, Cinthia Peres, disse que foco do projeto é o meio ambiente: “primeiro existe a questão voltada para o meio ambiente, o projeto vai trazer educação ambiental para as crianças, inserindo uma proposta de ecologia de Estradas, de monitoramento e pesquisa desses atropelamentos na RJ102. Faz parte do cronograma do projeto trazermos a educação ambiental, em parceria com a secretaria de educação e de meio ambiente, e também trabalharmos no final do contrato com o museu de taxidermia das espécies que forem recolhidas através do monitoramento, em processo de taxidermia, que serão objetos de um museu permanente na cidade de Búzios”, disse Cinthia. A taxidermia consiste em empalhar animais para estudos científicos e exibições.

De acordo com o gerente de manutenção e obras do A Concept Hotel & SPA Búzios, Fábio Gilgen o Hotel tem se preocupado bastante com as iniciativas ecológicas: “Há anos atrás, eu implantei um sistema de aquecimento solar no hotel, o que trouxe uma redução de custo com aquecimento e despertou a necessidade de implantação de ações ecológicas e o hotel tem se preocupado bastante com as questões ambientais.

Dentro do campo ecológico, o meio ambiente e animais agora fazem parte destas iniciativas, fechando todo o escopo que passa por energia fotovoltaica, energia térmica solar e coleta seletiva de lixo e esgoto tratado”. Tudo bem projetado, disse Fábio.

No dia 21 de abril, será realizada uma blitz, às 9h, na Avn. José Bento Ribeiro Dantas, na altura do Centro de Informações Turísticas, com o intuito de conscientizar a respeito da prevenção de atropelamentos de animais silvestres, no pórtico de Búzios. A ação contará com apoio da Guarda Civil Municipal.