Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Prefeitura de Búzios inicia capacitação de profissionais que atuarão no Programa Criança Feliz

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, iniciou nesta segunda-feira (10) a capacitação dos profissionais indicados para o Programa Criança Feliz, na Universo. O curso teórico terá duração de 40h, e termina na próxima sexta-feira (14). A capacitação é ministrada pelas equipes da secretaria e pela Coordenação Estadual do Programa.

A capacitação tem como objetivo transmitir informações e conhecimentos necessários para a realização das visitas domiciliares, que é a principal estratégia do Criança Feliz.

Através das visitas domiciliares, são abordadas orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Os classificados terão a missão de acompanhar e garantir o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, entre zero e seis anos, considerando sua família e seu contexto de vida.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Joice Costa, o Programa Criança Feliz fomenta no município a atenção integral à primeira infância que não é executado desde o ano de 2019, trazendo a pauta da primeira infância, integrando os serviços e promovendo o acesso”.

O Programa Criança Feliz do Governo Federal atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastados do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Os objetivos são:

– Promover o desenvolvimento infantil integral;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

– Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;

– Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;

– Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

– Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.