TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Prefeitura recebe projeto de ordenamento da Praia dos Ossos pela Capitania dos Portos

Nesta terça-feira (11), aconteceu uma reunião na sede da Prefeitura de Búzios, para apresentação do projeto da Marinha para o ordenamento da Praia dos Ossos. O Prefeito Alexandre Martins recebeu das mãos do Capitão de Corveta da Marinha, Rodrigo Dutra, que é Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio, o projeto que visa garantir segurança aos banhistas, demarcando no mar, com boias, o limite a ser respeitado pelas embarcações de modo a garantir a segurança dos banhistas.

O Prefeito Alexandre Martins, ao receber o projeto, disse que o município vai atuar para garantir a segurança e ordenamento no que depender do Poder Executivo Municipal: “Eu acredito que é importantíssimo que o município atue para garantir a segurança no nosso mar, principalmente na época da alta temporada, em que as praias da cidade estão lotadas. No que depender do Poder Executivo, vamos trabalhar em conjunto, somando forças para dar segurança a todos e garantir o ordenamento da cidade como um todo”, disse o prefeito.

O Capitão Rodrigo Dutra disse que projeto apresentado foi o de ordenamento da Praia dos Ossos, buscando uma maior proteção para os banhistas com a demarcação da área destinada a eles”. O foco da capitania é a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança durante a navegação. Na praia dos Ossos, por exemplo, há aproximação dos taxis que atendem a região de Búzios. Por isso existe a necessidade de uma demarcação bem estruturada de modo que traga um aumento na segurança para os frequentadores do local. Esse é um projeto piloto. A ideia é que possamos evoluir para as demais praias, melhorando a qualidade do serviço que é oferecido aos moradores e turistas nas praias da cidade”, pontuou o Capitão.

De acordo com o Secretário de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, Uriel Costa, a reunião foi de suma importância devido à necessidade do município de garantir segurança aos banhistas nas águas buzianas: “Foi um privilégio participar dessa reunião com o Delegado da Capitania dos Portos, Capitão Rodrigo Dutra, porque nós precisamos ordenar a nossa cidade, nossas praias, garantindo aos frequentadores cada vez mais segurança, além de controlar o aumento exagerado da presença de embarcações na nossa costa, como jet-skis, por exemplo. A ideia é adotar um protocolo que garanta segurança no mar em Búzios, explicando o que é ou não permitido. O município trabalhará em conjunto com a Capitania dos Portos para garantir a segurança aos banhistas na cidade”, disse Uriel.

O Secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, que também participou da reunião ressaltou que o encontro foi bastante interessante pela ótica ambiental para conciliar um projeto que já está em andamento pela secretaria em relação à demarcação de áreas dentro do município, principalmente na costa, com o projeto apresentado pela Capitania dos Portos: “Nosso alinhamento vai muito ao encontro do que a Capitania dos Portos apresentou, que é a organização das poitas, dentro do afastamento ideal da praia. Nós também verificamos a possibilidade de uma parceria quanto ao monitoramento das embarcações, por meio da Guarda Marítima Ambiental, mas também dentro do Parque dos Corais em que poderemos afastar as poitas de dentro dessa área que é uma unidade de conservação de proteção integral”, disse ele.

Evanildo ainda falou que, por meio dessa parceria com a capitania, será possível realizar um trabalho de conscientização e, a partir daí, trabalhar a indústria náutica, representada pelos empresários do ramo de esportes náuticos, de passeios de turismo, mas também o pescador. “A ideia é organizar para beneficiar essa importante categoria da cidade. Será um benefício muito significativo para pesca tradicional de cerco, que as poitas não estejam no caminho, dando liberdade para eles trabalharem”, disse o secretário. Ele ainda destacou que o município avançará na preservação dos corais pois as embarcações não lançarão mais a âncora sobre eles.

Também estiveram na reunião o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, representantes da Colônia de Pescadores Z23 de Búzios e do CTT.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso