O 1º Festival das Comunidades Tradicionais de Búzios foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio, com um seminário que abordou temas variados como: os avanços e retrocessos para as comunidades Quilombolas em Armação dos Búzios, garantia dos direitos dos povos tradicionais de matriz africana, dentre outros.
O evento teve apoio da Prefeitura de Búzios, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Turismo e Cultura e Patrimônio Histórico.
Segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, o evento foi de suma importância para a história cultural do município.
“Ressalto aqui a importância desse evento no resgate das nossas raízes e da manutenção da história cultural de Armação dos Búzios. Parabenizo ainda a professora de História e historiadora Débora Castells que palestrou acerca da cultura africana em nosso município. Realizamos recentemente o 1º encontro “De Mãos Dadas Com A Sociedade Civil”, no Grand Cine Bardot, com o objetivo de orientar às entidades civis na formalização, reconhecendo enquanto Poder Público, a importância da participação da sociedade civil, associações, ONGs e os conselhos municipais na promoção de políticas públicas voltadas para todos os segmentos na esfera municipal”, disse a secretária.
O evento foi encerrado com a Caminhada Escravocrata de Búzios, partindo da Praça Santos Dumont.
Participaram do seminário:
– Professora de História e Historiadora pós-graduada em Cultura Afrobrasileira, Débora Castells;
– Professora de Biologia, agente de desenvolvimento sócio ambiental e supervisora do PEA Pescarte de Búzios, Patrícia Pereira;
– Professor da UFF e geógrafo, Pedro Rocha Leão;
– Diretora de cultura Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, Elizabeth Fernandes Teixeira;
– Presidente da SOMUNEAR e coordenadora geral da ABAM, Sirlei de Souza.