Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Prefeitura de Búzios realiza programação especial pelo Dia da Luta Antimanicomial
Caps

Prefeitura de Búzios realiza programação especial pelo Dia da Luta Antimanicomial

O objetivo da iniciativa é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental

O Dia da Luta Antimanicomial foi celebrado pela Prefeitura de Búzios, nesta quarta-feira (18), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. As atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde abordaram questões que envolvem a saúde mental, contando com a participação dos pacientes, familiares e equipes da rede de apoio municipal.

Entre as atividades: exibição de filmes que colaboram na quebra de estigmas sobre doenças mentais, apresentações musicais dos usuários da unidade, roda de conversa e sarau para promover interação, empoderamento dos usuários e exposição de suas habilidades artísticas.

O movimento antimanicomial surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e a inclusão social dos pacientes.

“A importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio do CAPS, é justamente essa: garantir direitos, a reabilitação e a inclusão social de pessoas com transtorno mental ou sofrimento psíquico intenso. É também importante exaltar o trabalho intenso de todos os profissionais envolvidos”, comentou Leônidas Heringer, secretário de Saúde.


Segundo, Ana Célia Lahud, Gerente da Rede de Atenção Psicossocial, o centro do movimento da Luta Antimanicomial está na linha de frente do combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, “em nome de pretensos tratamentos”.

“O Movimento faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, explica.

SAÚDE MENTAL EM BÚZIOS

A Rede de Atenção Psicossocial – Saúde Mental de Búzios é composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Policlínica de Manguinhos, o Centro de Atenção Psicossocial e dois leitos de Saúde Mental para estabilização de crise, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Sendo o CAPS o ordenador da Rede.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes na região
Búzios recebe lançamento do Programa Planifica para fortalecer a rede de atenção à saúde
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo a Clínica Olavo da Costa para obras de drenagem
Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso