Calendário de ações preventivas do Bolsa Família

O Programa Bolsa Família atende atualmente 3320 pessoas em Armação de Búzios. Os beneficiários esperados para a realização do acompanhamento obrigatório do 1º semestre de 2020 somam 2449 pessoas, sendo 1023 crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde está convocando as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para realizarem as ações preventivas de saúde do primeiro semestre de 2020. Os beneficiários devem procurar a Unidade de Saúde em que estão cadastrados para acompanhamento.

As pessoas devem apresentar os seguintes documentos:

•             Cartão do Programa Bolsa Família

•             Caderneta de vacinação

•             Caderneta da gestante

O acompanhamento de saúde é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício, e deve ser cumprido duas vezes por ano; sendo uma vez no primeiro semestre (fevereiro a junho) e a outra no segundo semestre (julho a dezembro).

A monitoração do calendário vacinal e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, assim como o acompanhamento do pré-natal das gestantes contribuem para a prevenção ou redução dos de problemas de saúde como desnutrição, obesidade infantil e mortalidade materna e infantil.

As outras condições para a manutenção do Programa Bolsa Família são: matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola; frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos) e recadastramento dos dados a cada dois anos no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

As famílias que mudam de endereço devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta – feira das 8 às 16 horas.

•             CRAS Cem Braças – Rua Progresso, 540 – Cem Braças, Búzios

•             CRAS Rasa – Rua Álvaro Elídio Gonçalves, 317 – Cruzeiro, Búzios