Nesta terça-feira (24) foi realizada a segunda reunião para tratar sobre o apoio que a Prefeitura Municipal de Búzios junto com a Firjan oferecerá para o início do projeto Bonecas Negras.
Participaram do encontro o Prefeito Henrique Gomes, o Secretário de Turismo Alexandre Verdade, a Coordenadora de Cultura Bruna Telles, a Presidente da Associação das Bonecas Negras Luciana Passos, a vice-presidente da associação Vanderlea Pereira, o Especialista Técnico em Negócios da Firjan Washington Luiz Alves da Cruz e a Analista de Negócios da Firjan Adriana Cunha.
A Prefeitura Municipal em parceria com a Firjan oferecerá apoio para abertura de cursos de artesanato e ações culturais, além do transporte, com van até o local. A idéia é que essa estrutura ajude na fase inicial do projeto.
Dado o ponta pé inicial, a expectativa é que o projeto passe a se desenvolver com recursos próprios e inclusive contribua com oportunidades de geração de renda para a população buziana por meio do artesanato local.
As Bonecas Negras
O projeto surgiu a partir do costume praticado pelas famílias quilombolas que se encontravam nos terreiros para confeccionar bonecas negras, com palha de milho e as batizar em uma grande festa que acontecia até o dia raiar.
Recuperando esta tradição, o projeto conta com oficinas de costura, onde são produzidas bonecas de tecido que serve como forma de valorizar a negritude e combater o preconceito. As bonecas são sempre negras com traço marcantes da história da cidade, representando assim, cultura Quilombola nos bairros do Município.