Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Geral
  • Meio Ambiente de Búzios flagra crime ambiental na praia Brava e pescador é conduzido à delegacia
Crime ambiental praia Brava

Meio Ambiente de Búzios flagra crime ambiental na praia Brava e pescador é conduzido à delegacia

Uma operação da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, envolvendo as equipes de Fiscalização Ambiental e da Guarda Marítima Ambiental, realizada na praia Brava, culminou na descoberta de grave crime contra o meio ambiente, envolvendo a morte de três tartarugas verdes juvenis, espécie ameaçada de extinção.

Nesta terça-feira (17), após diversas denúncias indicando a instalação irregular de duas redes muito próximas da área de arrebentação, as equipes se dirigiram à praia e iniciaram a ação de retirada. Os agentes entraram no mar e depois de três horas de operação, retiraram as duas redes onde estavam presas as tartarugas, além de outros animais de diferentes espécies.

As redes foram apreendidas e o pescador responsável foi conduzido à 127 Delegacia de Polícia, onde foi registrado o crime ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fernando Savino, a Prefeitura cumpre recomendação do Ministério Público Federal emitida no dia 06 deste mês, que determina o efetivo controle e fiscalização das atividades pesqueiras no município, conforme determina e Lei nº 11.959/2009.

O MPF também exige o cadastro do pescador para a prática da atividade, e a utilização de adequado equipamento para cada tipo de pesca exercida. A recomendação do MPF destaca que, uma vez verificada a pesca irregular, deve-se aplicar a medida de poder de polícia adequada à situação, como multa e apreensão dos equipamentos e objetos de pesca, cuja utilização esteja em desacordo com a legislação ambiental vigente. Por fim, o MPF indica a necessidade de encaminhamento à autoridade policial, conforme artigos 25 e 72, da Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais.

Através de ofício emitido no ultimo dia 09, o secretário Fernando ressalta que já solicitou à Colônia Z23, que informe o cadastro dos pescadores com o tipo de pesca praticada e o equipamento utilizado.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza formatura da Guarda Mirim nesta sexta e sábado no INEFI
Búzios encerra Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2025 com grandes performances e ações sociais no Parafina Festival
Búzios realiza III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira
Secretário de Búzios reforça parceria institucional em visita a Villa Carlos Paz, na Argentina
Búzios avança no enfrentamento à violência com criação do CRHomen
Búzios participa do VI Workshop Geoparque Costões e Lagunas e apresenta ações de qualificação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso