A Prefeitura de Búzios trabalha o calendário de eventos da cidade para diminuir a sazonalidade e produzir efeitos positivos na economia local. Por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico são realizadas ações para preencher os meses da baixa temporada com eventos para atrair turistas para o balneário.
De acordo com o Secretário Interino de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Verdade a secretaria trabalha em três pontos: eventos, promoção e marketing e organização interna do destino. Estão na programação dos próximos meses a Tradicional Festa de São Pedro, o Festival Gastronômico, o Circuito de Artes, o Festival da Sardinha e o Encontro de Motociclistas.
Outra ação feita nos meses de baixa temporada é o trabalho de promoção e marketing do destino em mercados e feiras. A Secretaria de Turismo está participando de feiras no Brasil e no exterior em busca de aumentar o fluxo turístico da cidade. Segundo Alexandre Verdade, é um trabalho contínuo de captação de mercados específicos e também de ações na própria cidade.
A Secretaria de Turismo também vem trabalhando com as operadoras de transatlânticos para organizar a operação para a temporada de 2019/2020. “Esse também é um mercado estratégico, pois além de trazer impactos econômicos para o município e para o comércio, é também uma forma de divulgação do município”, explicou Alexandre.
Outro eixo de ações é voltado para a organização interna do turismo na cidade. Nesse sentido, a Secretaria de Turismo trabalha para desenvolver o Plano Verão. Além de captação de cursos junto ao Programa Pronatec e ações de fiscalização para os prestadores de serviços turísticos. A cidade também iniciou o processo de certificação da Bandeira Azul com duas praias.