Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20230727-WA0027

283 anos de Sant’Anna: fé, amor e tradição durante sete dias

As comemorações pelos 283 anos da padroeira da cidade de Armação dos Búzios tiveram início no dia 16 de julho e foram encerradas no feriado de Sant’Anna, celebrado no dia 26 deste mês.

O evento realizado pelos festeiros da Padroeira e Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município, contou com várias atividades, além de atrações musicais. A Secretaria de Cultura de Búzios tem trabalhado na salvaguarda da mais antiga manifestação de fé e cultura do povo buziano

No dia 16 aconteceram o torneiro de Futebol de Sant’Anna com o tradicional almoço na SEB. Durante o dia 18 aconteceu a reza do terço, na Praça Santos Dumont, a tradicional procissão até a capela da padroeira e o levantamento do mastro, seguido de santa missa e novena.

Ao longo dos sete dias, os festejos em homenagem a santa padroeira de Búzios contaram com diversas missas, chá da vovó, show de prêmios, apresentação da quadrilha paroquial, solenidade das bandeiras, sorteio das rifas, anúncio dos novos festeiros e queima de fogos.

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi se disse muito emocionado: “São 283 anos de fé, amor e tradição e na histórica capela se Sant’Anna é onde a família buziana se reúne para celebrar a sua padroeira. É um encontro da família, é o encontro do povo de Armação dos Búzios. A festa de Sant’Anna é tão importante para nossa cidade, para nosso povo caiçara que ela faz parte da nossa identidade: ser buziano é amar a festa de Sant’Anna”, disse Romano.

A festeira de Sant’Anna, Gessilda Chaves, disse que a festa da padroeira para a cidade de Búzios é a festa para tocar o coração das pessoas: “Todos os devotos, os católicos e todas as demais pessoas podem ver essa maravilha de festa que a gente faz todos os anos e para mim, ela é importante pois me faz ter mais fé, mais força e por isso eu estou aqui, porque Sant”Anna é minha força e intercede por mim todos os dias. Estou muito agradecida”, disse dona Gessilda.

Durante os sete dias também houve muitas atrações musicais como Victor Stival, João e Fabrício, Clube do Choro Búzios, Agustina Forró Banda, Arma Samba, Os Burocratas, Padre Ricardo Whyte, além da atração principal do cantor e compositor Jorge Vercillo, que se disse muito feliz em participar dessa festa: “Por acaso meu nome também tem Sant’Anna, eu sou Jorge Luis Sant’Anna, com apóstrofo, da mesma forma que é batizada a padroeira de Búzios e eu estou muito feliz por ser convidado para essa festa”, destacou.

A construção da capela de Sant’Anna ocorreu em 1740, nas terras de Manoel Joaquim da Silveira, a mando de Brás de Pina. A imagem da santa chegou à antiga aldeia dos pescadores quando a escassez de peixes e a aparição de doenças estava rondando a aldeia de pescadores. A história conta que a aparição da imagem de Sant’Anna aconteceu na Praia dos Marimbondos, onde atualmente é conhecida como Praia dos Ossos. A Santa se tornou símbolo de esperança para dias melhores.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Turismo de Búzios promove encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso