TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

283 anos de Sant’Anna: fé, amor e tradição durante sete dias

As comemorações pelos 283 anos da padroeira da cidade de Armação dos Búzios tiveram início no dia 16 de julho e foram encerradas no feriado de Sant’Anna, celebrado no dia 26 deste mês.

O evento realizado pelos festeiros da Padroeira e Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município, contou com várias atividades, além de atrações musicais. A Secretaria de Cultura de Búzios tem trabalhado na salvaguarda da mais antiga manifestação de fé e cultura do povo buziano

No dia 16 aconteceram o torneiro de Futebol de Sant’Anna com o tradicional almoço na SEB. Durante o dia 18 aconteceu a reza do terço, na Praça Santos Dumont, a tradicional procissão até a capela da padroeira e o levantamento do mastro, seguido de santa missa e novena.

Ao longo dos sete dias, os festejos em homenagem a santa padroeira de Búzios contaram com diversas missas, chá da vovó, show de prêmios, apresentação da quadrilha paroquial, solenidade das bandeiras, sorteio das rifas, anúncio dos novos festeiros e queima de fogos.

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi se disse muito emocionado: “São 283 anos de fé, amor e tradição e na histórica capela se Sant’Anna é onde a família buziana se reúne para celebrar a sua padroeira. É um encontro da família, é o encontro do povo de Armação dos Búzios. A festa de Sant’Anna é tão importante para nossa cidade, para nosso povo caiçara que ela faz parte da nossa identidade: ser buziano é amar a festa de Sant’Anna”, disse Romano.

A festeira de Sant’Anna, Gessilda Chaves, disse que a festa da padroeira para a cidade de Búzios é a festa para tocar o coração das pessoas: “Todos os devotos, os católicos e todas as demais pessoas podem ver essa maravilha de festa que a gente faz todos os anos e para mim, ela é importante pois me faz ter mais fé, mais força e por isso eu estou aqui, porque Sant”Anna é minha força e intercede por mim todos os dias. Estou muito agradecida”, disse dona Gessilda.

Durante os sete dias também houve muitas atrações musicais como Victor Stival, João e Fabrício, Clube do Choro Búzios, Agustina Forró Banda, Arma Samba, Os Burocratas, Padre Ricardo Whyte, além da atração principal do cantor e compositor Jorge Vercillo, que se disse muito feliz em participar dessa festa: “Por acaso meu nome também tem Sant’Anna, eu sou Jorge Luis Sant’Anna, com apóstrofo, da mesma forma que é batizada a padroeira de Búzios e eu estou muito feliz por ser convidado para essa festa”, destacou.

A construção da capela de Sant’Anna ocorreu em 1740, nas terras de Manoel Joaquim da Silveira, a mando de Brás de Pina. A imagem da santa chegou à antiga aldeia dos pescadores quando a escassez de peixes e a aparição de doenças estava rondando a aldeia de pescadores. A história conta que a aparição da imagem de Sant’Anna aconteceu na Praia dos Marimbondos, onde atualmente é conhecida como Praia dos Ossos. A Santa se tornou símbolo de esperança para dias melhores.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso