TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

1ª Roda de Conversa com Pais sobre CANNABIS Medicinal acontece em Búzios

A atividade contou com a participação de diversos especialistas no tema, e foi marcada pela presença de munícipes, pesquisadores, médicos e ativistas.

Com a presença de pais e mães, além de médicos, pesquisadores, voluntários e a população interessada no tema, aconteceu a 1ª Roda de Conversa Sobre Cannabis Medicinal, promovida pela Prefeitura de Búzios, neste sábado (28). A inciativa é parte do programa Clínica de Cannabis Medicinal no município. Na ocasião, a população pode tirar dúvidas sobre o andamento do programa, tratamento, e em especial, sobre o próximo passo, que é a distribuição do óleo na rede municipal de saúde.

Compuseram a mesa do encontro, os advogados da Rede Reforma, Emilio Figueiredo e Marcela Sanches Goldschimit, a presidente da Associação Brasileira de Acesso à Cannabis do Rio de Janeiro (ABRARIO), Marilene da Silva Oliveira, o psicólogo clinico, pastor e pai de autista, Sulyvan Batista Brum, o neuropediatra, Eduardo Faveret, a médica especialista em Cannabis Sativa, Marianna Laize dos Santos, o psicólogo e professor Lauro Pontes, e o vereador autor da lei que permitiu o tratamento com Cannabis no município, Aurélio Barros.

blank
Marianna Laize dos Santos, Eduardo Faveret, Marilene da Silva Oliveira, Emilio Figueiredo, Marcela Sanches Goldschimit, Sulyvan Batista Brum, Lauro Pontes, Aurélio Barros

Os participantes da mesa deram depoimentos profissionais e pessoais sobre o remédio, responderam questões e colaboraram na atualização das informações do andamento do programa. A coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Búzios, Ana Célia, contou a história do programa, apresentou os avanços e confirmou os desafios de um programa pioneiro em paralelo a uma legislação que não tem, ainda, dispositivos jurídicos, que possam enquadrar a compra do óleo da cannabis como medicamento em grande quantidade.

Sobre a questão, o advogado Emilio Figueiredo, explicou aos presentes que a mudança desse quadro repousa principalmente nas mãos do Poder Judiciário, uma vez que as resoluções expedidas pela Anvisa desde 2015 limitam-se a regulamentar a prescrição, a aquisição pelo paciente, e a importação de produtos prontos, ou a fabricação no Brasil, de compostos à base de matéria prima importada.

Ana Célia reforçou ainda, que a Prefeitura está empenhada, junto com um suporte técnico especializado, em encontrar o melhor dispositivo jurídico para garantir a aquisição dos óleos da cannabis o mais rápido possível, com o objetivo de atender as crianças de Búzios em seu próprio território, o que melhorará consideravelmente a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso