Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Tranquilidade marca o Carnaval de Búzios
RSS
Por em 07/03/2019


 

 

Apesar de lotada, a cidade de Búzios atravessou um Carnaval tranquilo, sem registro de nenhuma ocorrência grave. Com a tradição de reunir um montante de 200 mil pessoas, cerca de seis vezes a população da cidade, o Carnaval de Búzios conta com o planejamento especial da Prefeitura, e o trabalho coordenado de secretarias estratégicas como Segurança Pública, Saúde e Serviços Públicos.

 

Plantões garantiram os serviços básicos e todo o ordenamento da cidade, envolvendo interdições de ruas, desvios de trânsito, recolhimento de lixo, varrição e apoio de ambulâncias.

 

Através do trabalho de equipes destacadas para acompanhar os desfiles dos blocos, a limpeza foi realizada com sucesso, seguindo a evolução de cada bloco de rua. Logo nas primeiras horas do dia o serviço de varrição garantia também a limpeza das praias, preparando os locais para a chegada dos milhares de banhistas que vieram curtir o feriado.

 

Realizada em conjunto pela Polícia Militar com apoio do contingente do PROEIS e da Guarda Municipal, e um aparato de 130 câmeras instaladas pela cidade, a segurança garantiu um período tranquilo de feriado. De acordo com o secretário de Segurança Pública Diogo Souza, reuniões com os organizadores dos blocos ajudaram no mapeamento dos trajetos de todos os desfiles, e baseado nesses dados, foi realizado o planejamento da segurança necessária em cada local. O secretário destacou também o recente treinamento da equipe de Pronta Resposta da Guarda Municipal, no Batalhão de Polícia de Choque. Os guardas possuem instrução de distúrbio civil, aplicação de técnicas não letais e uso progressivo da força, estando capacitados para agirem em caso de necessidade.

 

- Ressalto a importância das reuniões prévias feitas com os responsáveis pelos blocos. Através desses encontros pudemos organizar tudo. Um exemplo foi a mudança que sugerimos no itinerário do bloco “Cachaça no Bule”, que este ano pela primeira vez não foi até o trevo da Barbuda, o que facilitou demais o trânsito. Direcionamos o público para a praça que fica atrás do Cilico’s e a iniciativa foi um sucesso – observa o secretário.

 

 

Pulseiras de identificação para crianças

 

Jovens de 10 a 17 anos participantes do curso de formação da Guarda Mirim, realizado pelo Programa Educacional e Preventivo às Drogas, Trânsito e Violência - PROGEP, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estiveram à frente do Projeto Verão Criança Segura.

 

O projeto promove a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e atuou principalmente na praia de Geribá e Praça Santos Dumont, no Centro da cidade. Ao todo 1.200 crianças foram identificadas com a pulseira, e o projeto recebeu muitos elogios de pais e responsáveis.

 

Pioneira na criação do projeto da Guarda Mirim (existente há 9 anos), hoje copiado por outros municípios da Região e pelo 25° Batalhão de Polícia Militar, a Guarda Municipal de Búzios tem como objetivo ensinar Ética e Cidadania, explicar a importância das Leis na sociedade, o valor das instituições que garantem direitos do cidadão, Leis de Trânsito, Defesa Pessoal, Primeiros Socorros e prática de Educação Física e Natação.

 

 

Desfile de Blocos

 

Os blocos de rua foram a marca do Carnaval buziano. O Centro da cidade e bairros como Geribá, Manguinhos, Tucuns e Rasa, receberam os principais desfiles, reunindo com seus nomes irreverentes e alegria extrema, milhares de foliões. Com apoio da Prefeitura de Búzios, dezesseis blocos desfilaram pelas ruas arrastando turistas e moradores embalados pelas bandas que já são tradição na cidade.

 

 

Uma série de shows com a participação de bandas de renome animou a praia de Tucuns, o INEFI na Rasa e a Praça Santos Dumont no Centro. Intitulado “Búzios Carnaval Fabuloso”, o evento promovido pela Prefeitura de Búzios reuniu uma programação diversa com samba, forró, sertanejo, pagode e marchinhas, atraindo grande público.

 

Também a Feira Periurbana realizada na Praça Dona Dita, na Ferradura, funcionou todos os dias de Carnaval com programação própria incluindo desde bailinho infantil e desfile de bloco, até apresentação de banda de rock.

 

O fato de a cidade apresentar uma forte e diversa programação, para todos os gostos, em diferentes bairros, ajudou a espalhar os foliões facilitando a curtição tranquila e o ordenamento geral.


De acordo com o Búzios Convention Bureau, a rede hoteleira registrou cerca de 80 a 90% de ocupação.

 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil