Búzios se antecipa e inicia ações para proteger suas praias

A Prefeitura de Búzios, tendo como foco a proteção do meio ambiente e prevenção da possível chegada de óleo no Balneário, irá se reunir com representantes da Petrobras nesta sexta-feira (8), às14h, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A pauta do encontro será sobre os Materiais de Contenções, EPI´S e Embarcações para contenção de vazamento de óleo que a Petrobras deveria ter entregado para o município.

Para evitar que as manchas de óleo que tem afetado todo o litoral nordestino sujem as 24 Praias buzianas, a Prefeitura tem se mobilizado para definir medidas preventivas. A cidade participou de um curso de capacitação fornecido pela Petrobras referente à prevenção de derramamento de óleo nos mares. No treinamento foram passadas técnicas de contenção e recolhimento de óleo no mar e limpeza da faixa de areia.

A ação foi decorrente do termo que foi assinado, no dia 9 de agosto de 2019, onde ficou definida a qualificação de pessoal para atendimento emergencial de vazamento de óleo nas praias da Região dos Lagos.  Os municípios de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, além do curso, deveriam ter recebido os equipamentos de contenção de vazamento no dia 26 de setembro deste ano, porém o cronograma de entrega não foi seguido.

De acordo com Secretário de Meio Ambiente, Fernando Savino, foi entregue ao Ministério Público um ofício comunicando o não cumprimento do acordo, pois os equipamentos não foram entregues até o momento. “Já estamos traçando estratégias para a possível chegada de óleo, os pescadores estão em alerta para avisarem caso encontrem manchas no mar,” explicou o secretário.

O Presidente da Associação de Pescadores de Búzios, Amarildo Chita de Sá ressaltou que está em contato permanente com os barcos pesqueiros buzianos, recebendo a todo o momento informações atualizadas caso apareça alguma mancha. “Com as redes de sardinha é possível fazer a retirada de óleo, caso sejam encontradas no mar, os pescadores estão preparados. Nossa maior preocupação é não deixar chegar à areia das praias,” falou Amarildo.

Amarildo Chita acredita que apesar da distância, o óleo pode chegar à costa da Região dos Lagos devido ao vento forte nordeste e as correntes marítimas voltadas para o Sul.

Vale ressaltar que a responsabilidade da retirada do óleo cabe ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A reunião vai contar com o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Savino, o Presidente da Associação de Pescadores de Búzios, Amarildo Chita de Sá, o Ativista, Hamber Carvalho, representantes da Guarda Marítima, representantes da cidade de Arraial do Cabo e também de Cabo Frio.