Agentes públicos de Búzios participam de curso do Sebrae sobre Liderança Empreendedora

Uma parceria do Sebrae com a Prefeitura de Búzios está oferecendo o curso de Liderança Empreendedora para secretários que participam do núcleo de decisões estratégicas do Governo, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Agentes de Desenvolvimento.

O objetivo é contribuir para uma gestão mais empreendedora com lideranças focadas em gerar uma cidade mais competitiva e inteligente. O programa foi estruturado levando em consideração as transformações já em andamento, como reformas tributárias, política eleitoral, perda de autonomia de receita e as grandes mudanças que ocorrerão para os próximos 10 anos nos aspectos legais, econômicos, tecnológicos, sociais e políticos. O curso parte da questão: Como a gestão municipal está se preparando para esse novo cenário? Participando do curso, o prefeito de Búzios Henrique Gomes fala da importância da iniciativa em oferecer este tipo de treinamento aos agentes públicos.

– Este curso que estamos iniciando é de grande importância para o município. É inovador na gestão pública. Quero de público agradecer ao Sebrae por nos trazer esta ferramenta fundamental para a administração pública moderna – destaca o prefeito.

Os temas principais abordados no curso são, a Resiliência Econômica, incluindo assuntos como investimento seletivo, capacidade de inovar, diversificação econômica, reordenamento urbano e gestão a longo prazo. O tema Gestão Empreendedora abrange assuntos como cultura de monitoramento e resultado, ampliação do e-gov, e investimento em capital social. A Inteligência Fiscal também será abordada com debates sobre política fiscal isonômica, tecnologia de ponta, aumento de receita própria e limitação financeira austera e análise e controle de dívidas.

O curso acontece nos dias 12, 18 e 26 de setembro, das 9h às 18h. A ideia é que após o curso, o grupo elabore um projeto para apresentação no Seminário Gestão Pública Empreendedora, que acontece em novembro no Rio de Janeiro.

De acordo com Ronald Silveira, analista e gestor de projetos do Sebrae, o curso ajuda o município.

– O curso ajuda a gestão a ser mais profissional. Hoje gestão pública envolve integração, transversalidade. O objetivo do curso é ajudar a política pública a gerar um ambiente mais favorável para todos que moram, trabalham e se relacionam com o município de Búzios.