Semana da Mulher em Búzios começa com grande participação popular

O primeiro dia da Programação da Semana da Mulher em Búzios foi um sucesso. Diversas mulheres buzianas puderam cuidar da saúde, bem-estar e ainda aumentar a autoestima com serviços de beleza. Neste dia 8 de março, a Praça Tia Uia no bairro Rasa ficou repleta de mulheres que foram em busca dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria da Mulher em parceria com demais secretarias. O evento continuará até o dia 10, encerrando com show da Banda Melim às 19h.

A abertura da programação foi feita pela Secretária da Mulher, Daniele Guimarães, que estava acompanhada do Prefeito Alexandre Martins. Ambos parabenizaram as mulheres presentes pela data comemorativa e posteriormente acompanharam os serviços disponíveis no local.

A secretária ressaltou a importância das políticas públicas para mulheres que foram implementadas na atual gestão, como a reativação do CEAM e a implementação da Patrulha Maria da Penha e que a Secretaria da Mulher está atenta e atuante no combate à violência contra as mulheres. Mas que também considera importante promover ações que elevem a autoestima e o autocuidado. “Nós estamos atuando para garantir o direito da mulher buziana à segurança, mas também queremos proporcionar a elas lazer, cultura e bem-estar, por isso a Semana da Mulher foi pensada com muito respeito e carinho, para que as mulheres da nossa cidade se sintam acolhidas e com a autoestima elevada porque isso também é um direito”, disse Daniele.

As mulheres presentes puderam cortar os cabelos, receber massagens e muito mais. A moradora do bairro Monte Verde, dona Maria José, disse ter experimentado a massagem e aprovou. “Gostei muito da massagem, até passou a dor que eu estava sentindo. Eu quero vir todos os dias aqui para cuidar da minha saúde”, disse ela.

Já a moradora do Alto da Rasa, Josiane, disse que além da massagem que recebeu hoje, ela faz parte de diversos serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher na casa da Mulher Buziana. “Eu gostei muito. Fiz massagem, mas também aproveitei para fazer um Exame Preventivo e recomendo que todas as mulheres que puderem vir, que venham, pois o evento está lindo e a gente merece”.

A Semana da Mulher está acontecendo na Praça Tia Uia, no bairro Rasa. A Praça tem esse nome em homenagem a Carivaldina Oliveira da Costa, falecida em 2020. Carinhosamente chamada de Tia Uia, ela é símbolo da comunidade quilombola do bairro Rasa e foi uma mulher muito atuante politicamente, principalmente para manter e divulgar as tradições de sua comunidade.