Projeto Destaque: Biblioteca Municipal de Búzios

A Biblioteca Municipal de Búzios, Francisca Maria de Souza, carinhosamente chamada de “Dona Chica”, situada na Praça da Ferradura, está de portas abertas para receber o público e os apaixonados pelo universo da leitura. Inaugurada no dia 13 de abril de 2016, pelo prefeito André Granado, a casa passou, recentemente, por reparos em suas instalações e já se encontra em pleno funcionamento. O espaço é muito bem localizado, arborizado, de fácil acesso e com disponibilidade para estacionar.

A biblioteca possui um amplo acervo, com 10.000 exemplares, e recebe doações de livros novos e usados (em bom estado) que são devidamente catalogados e disponibilizados para o público. A casa organiza projetos de sucesso, como: o “Sarau na Praça”, a “Cidade Biblioteca” e o “Livro na Árvore”. Estes eventos acontecem durante o ano e são realizados nas ruas e praças com o objetivo de integrar a população com a Literatura.

O local é frequentado por alunos da rede municipal de ensino durante todo o período letivo, por alunos do ensino particular e por turistas, que procuram a biblioteca em busca de boa leitura nas praias e no lazer. Segundo a bibliotecária responsável, Claurinda Gonçalves, “A biblioteca é um organismo em crescimento e a formação do nosso acervo é feita através de doações.”

As salas de leitura são agradáveis, divididas por temas específicos, como Sala de Mídias, Sala Infantil, entre outras, e conta com confortáveis banheiros e uma ampla cozinha. Por todas essas comodidades, o local é muito procurado para a realização de pesquisas, trabalhos em grupo, monografias e consultas. Já os empréstimos dos livros acontecem mediante inscrição prévia de cadastro pessoal e apresentação de documentos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados com os pais durante as inscrições.

A procura por romances, biografias e clássicos, reflete o gosto pelo saudável hábito de ler. De acordo com Silvana Paschoal, moradora de Búzios e frequentadora regular da biblioteca: “O espaço é importantíssimo para a cidade; temos acesso aos livros, podemos fazer um passeio com os filhos em um lugar agradável e com um atendimento excelente.”

Entre livros raros, exemplares únicos e literatura internacional, histórias e segredos estão arquivados em cada estante, aguardando que sejam abertos e lidos, através do incrível mundo da leitura: uma porta aberta para ativar a imaginação de crianças, adultos e idosos.

A Biblioteca Municipal Francisca Maria de Souza  é uma realização da Prefeitura de Búzios e tem o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, funcionando de segunda à sexta, das 8h às 17h.