Prefeitura promove capacitação dos agentes de controle de endemia.

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, promove capacitação dos agentes de controle de endemia.

A palestra teve como tema a Arbovirose, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos. Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar da classificação “arbovirose” ser utilizada para diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“A importância desse trabalho é capacitar os Agentes de Controle de Endemias para ajudar os moradores na orientação das doenças transmitidas por zoonoses, melhorando o atendimento e oferecendo um trabalho mais completo e humanizado à população buziana. Há sim alguns casos suspeitos de dengue no município, aos quais temos uma equipe de bloqueio que vai até as residências para fazer o controle.” – disse o Supervisor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Luis Carlos Palencia.