II Semana do Serviço Social no HMRP destaca o papel essencial dos assistentes sociais na saúde de Búzios

O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) realizou nesta terça-feira (23) uma enriquecedora roda de conversa com profissionais de saúde e usuários, focada em discutir os desafios e possibilidades para a atuação do assistente social na área da saúde. O evento marcou o início da II Semana do Serviço Social no HMRP, que acontece de 22 a 26 de maio. A próxima atividade da II Semana do Serviço Social no HMRP acontecerá nesta sexta-feira, dia 26 de maio.

O objetivo da iniciativa é reconhecer a essencialidade do assistente social para o Brasil e para o projeto de Reforma Sanitária, que abraça o Sistema Universal de Saúde (SUS). Os assistentes sociais desempenham um papel fundamental ao identificar os determinantes sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença, buscando estratégias que promovam o direito à saúde.

Sabrina Martins, coordenadora de assistência social do HMRP, ressalta a importância desses profissionais: “Nossa equipe de assistentes sociais atua na linha de frente, ouvindo atentamente cada história, colaborando com equipes multidisciplinares e promovendo o bem-estar dos pacientes. São agentes de transformação social, lutando pela equidade, inclusão e justiça social”.

Durante a II Semana do Serviço Social no HMRP, serão realizadas uma série de atividades e alternativas em defesa da democracia, políticas públicas e serviços de saúde equitativos, integrais e universais. A programação especial destaca o comprometimento e dedicação dos assistentes sociais, que desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do hospital e o cuidado integral dos pacientes.