Em Búzios também é prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro

A meta é imunizar 95% das crianças contra o vírus da pólio, o causador da paralisia infantil

Foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro em todo o país, e Búzios não deixará de participar. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil, e a meta é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Em Búzios, as aplicações são realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h ás 16h, em todas as Unidade Básica de Saúde (UBS), exceto nas Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), UBS Lilson M de Souza (Cem Braça), UBS Antonio Elesbão dos Santos (Rasa), que será das 8h as 18h. Uma observação importante é que só não haverá atendimento no período da tarde de terças e quartas-feiras, devido a vacinação de reforço da Covid-19

As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e mortes.

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)
• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)
• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)
• Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) –
• Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa)
• UBS Lilson M de Souza (Cem Braça),
• UBS de José Gonçalves (José Gonçalves)
• UBS Benildo Motta (São José)
• UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)
• UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura)
• UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa)

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Poliomielite, a paralisia infantil

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. O risco da volta da paralisia infantil no Brasil é considerado altíssimo pela Organização Mundial de Saúde (OMS , que colocou o país em alerta máximo.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso