Campanha de saúde nas comunidades quilombolas de Búzios começa pela Baía Formosa

Ação da Secretaria de Saúde, com apoio da Fiocruz e o DCCI, realizando testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV, está acontecendo no bairro Baía Formosa e em seguida na Rasa

Em Búzios, neste sábado (22), seguindo pelos dias 23 e 24, a comunidade de remanescentes quilombolas da Baía Formosa teve um atendimento especial da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com testes rápidos para o diagnóstico de hepatites virais, sífilis e HIV, serão realizados com apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/MS). Nos dias 25 e 26 a ação, que tem apoio da Fiocruz e o DCCI, será realizada no Centro de Fisioterapia da Rasa, Estrada Álvaro Elidio Gonçalves, bairro Rasa.

Até cerca de 100 pessoas já foram atendidas. A Prefeitura também disponibilizou uma veículo para facilitar o acesso dos membros da comunidade à sede do Espaço Projeto Rede Observação, onde esta sendo realizada a ação. É preciso que os membros da comunidade levem cartão do SUS e caderneta de vacinação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma da importância dos testes rápidos para o diagnóstico de doenças, consequentemente, agindo tanto na diminuição da transmissão, quanto no número de agravantes e de mortalidade.