Semana Inclusiva em Búzios segue com programação extensa nas unidades escolares e CEPEDE

Dando continuidade à Semana Inclusiva, que promove a reflexão e o desenvolvimento de ações em prol da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia segue com programação intensa nas escolas e no CEPEDE.

Buscando aprimorar o atendimento aos alunos que necessitem de atenção diferenciada, durante o processo regular de ensino em sala de aula, desde o início do mês de agosto educadores de todas as áreas estão participando de diversas atividades e palestras.

Pais e responsáveis também participam da programação que debate o tema da Inclusão. Depoimentos de histórias pessoais, como o relato de uma avó que cuida do neto autista, aluno da rede municipal, contribuem enriquecendo o debate com experiências de vida, exemplo do dia a dia enfrentado pelas famílias e pela escola. Com o tema, “De mãos dadas pela inclusão”, o programa tem coordenação do CAAPE – Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Educando de Búzios.

Para a equipe do CAAPE, reunir pais, responsáveis e alunos, com o grupo de professores, educadores e profissionais da área, é de fundamental importância. A troca de ideias abre espaço de cooperação, levando o diálogo, a criatividade e a sensibilidade para o processo de aprendizado e desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

Acompanhe a seguir a programação da Semana Inclusiva em Búzios.

• 21/08 – Quarta-feira – UNIDADES ESCOLARES

Atividades internas nas escolas com foco na Inclusão

• 22/08 – Quinta-feira – CEPEDE

Formação – 4° e 5° anos

Público Alvo: Professores 1° segmento – R1

Tema: “Inclusão: Diversidade de aprendizes e seu direito à equidade.”

Fonoaudióloga Renata Porto e Psicopedagoga Laurinéia Gonçalves (CAAPE / Inclusão)

Manhã e Tarde

ENCERRAMENTO DA SEMANA INCLUSIVA

• 23/08 – Sexta-feira – CINE TEATRO DA RASA

Formação continuada – Professores de Apoio (cada um no seu turno)

Público Alvo: Municípios vizinhos + Secretarias Municipais + APAE + Equipe Pedagógica da Rede (cada um no seu turno) + Professores de Apoio (cada um no seu turno) + SEME + Professores Regentes R2 (Manhã) + Alunos da graduação Estácio + Alunos da Faculdade UNOPAR + Alunos da Faculdade UNIASSELVI + Intersetorial + Alunos da graduação da Veiga.

Tema: “A escola que eu quero”

*BNCC e o impacto da inclusão no Ensino Fundamental

Profª Maristela Dantas

Manhã e Tarde

. 27 e 29/08 – Terça e Quinta – feira – CEPEDE

Público Alvo: Professores Educação Infantil

Tema: “Interações através da escuta, fala, pensamento e imaginação”

Fonoaudióloga Renata Porto (CAAPE / Inclusão)

Média de 40 professores por turno sendo terça/manhã 60 professores

• 06/09 Sexta-feira – CEPEDE

Horário: Manhã e Tarde

Formação Continuada

Público Alvo: Auxiliares de creche

Tema: Inclusão e dificuldades de aprendizagem/ cuidados na creche.

Fonoaudióloga Renata Porto (CAAPE / Inclusão)

Mediadora de Estudos Ana Maria Lopes