Projeto Educonexão incentiva professores da Rede Municipal a usarem tecnologia na sala de aula

A Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em parceira com o Instituto Net Claro Embratel e Instituto Crescer, lançaram nesta quinta-feira, (29), o Projeto Educonexão. No evento de lançamento, foi firmado o convênio que vai oferecer capacitação e formação de coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino, para uso de tecnologia em sala de aula.

O Educonexão vai ofertar TV a cabo e internet banda larga de 36 megas para as unidades escolares da rede de ensino de Búzios, que estão em área cabeada pela NET. O projeto desenvolve atividades que preparam o educador para o uso de tecnologias, auxiliando o processo de aprendizagem. Entre as práticas pedagógicas abordadas, estão o uso de celular em sala de aula, produção de materiais para blog e apresentações em slides.

A parceria vai capacitar mais de 100 profissionais da Educação para o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula, beneficiando toda a Rede Municipal de Ensino. Os coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para utilizar tecnologias digitais e inovação em práticas educacionais.

Na capacitação serão utilizados recursos como palestras, videoaulas, consultorias pedagógicas, mentorias online e materiais. Após a conclusão, coordenadores e professores receberão um certificado do curso de 40 horas.

Desde que surgiu, em 2011, a iniciativa já beneficiou mais de 1.400 escolas, 1.900 professores e 54.000 alunos, em 44 cidades de 17 estados do país.