Primeiro dia do Seminário sobre Consciência Negra é um sucesso

O primeiro dia do Seminário sobre Consciência Negra, que acontece no Cine-Teatro da Rasa, em Búzios, foi marcado por muito conhecimento e debate.

Na programação, foi realizada uma palestra com a vereadora Ana Paula stalbalk, que mora há 25 anos na Suécia. Ela falou sobre o empoderamento da mulher negra e de como todas devem lutar por seu espaço.

A professora Marta da Costa também esteve no evento representando o Quilombola da Rasa. Marta falou sobre a importância do negro na construção da história de Búzios e a importância do trabalho de conscientização dos próprios moradores. “Não somos descendentes de escravos e sim de um povo que foi escravizado. Esse olhar  que  temos  que ter”, frisou a professora.

Ainda no primeiro dia do evento, os participantes puderam assistir uma apresentação de jongo, Visitar Stands de Artesanato Quilombola, dentre outras atividades em celebração a Consciência Negra.

O evento continua nesta quinta-feira (07). A atividade realizada pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é um dos mecanismos criados pelo município para combater o racismo, além de reforçar a conscientização da importância da reparação da igualdade étnica, a valorização das expressões culturais afro-brasileiras, destacando a participação das comunidades quilombolas em Búzios.

Confira a programação do 2º dia do Seminário

08h – Recepção

09h – Abertura – Valorização das Comunidades Quilombolas

Elizabeth Fernandes –  Representante da Comunidade Quilombola da Baia Formosa

09h30 – Religiões de matriz africana: “ tensões  e diálogos contemporâneos.”

Profº. Drº Janderson Bax. Possui graduação em História.  Mestrado e Doutorado  em Ciências Sociais pela PUC- RIO

10h30 – Currículo enviesado pela questão etnicorracial: racismo na escola.

Prof. Drº  Jalber Luiz da Silva (PPGEDUC-UFRRJ)