Prefeitura de Búzios comemora Semana da Árvore com plantio de mudas

Em comemoração à Semana da Árvore, a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, estão promovendo o plantio de mudas de espécies nativas, com a ajuda de estudantes da rede municipal.

Nesta quinta-feira (19) pela manhã, alunos da EM José Pereira Neves Júnior, do bairro de Cem Braças, realizaram o plantio de mudas nativas na Praça Itajurú. À tarde, estudantes do Colégio Paulo Freire fizeram o plantio no entorno da Lagoa da Usina, no Centro.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental, Marco Antônio da Costa, a melhor maneira de educar para a sustentabilidade, é através do exemplo.

– Uma forma de sensibilizar a comunidade a cuidar de suas riquezas naturais, e entender a dimensão de um crime ambiental, é participando de atividades como esta de plantio, e utilizando este tema como ferramenta pedagógica para os alunos. Os estudantes que estão aqui hoje, fazem parte do grupo de formação de professores e futuramente, eles poderão passar este ensinamento para seus alunos – conclui.

Para a aluna Heloísa Rodrigues do terceiro ano, o plantio de espécies nativas é uma ação de grande importância.

– Pra mim é importante ver que através do plantio também estamos contribuindo para um ar mais limpo, com mais oxigênio, o que serve para a nossa própria sobrevivência. Quando a gente planta a gente aprende a valorizar mais e a cuidar, porque somos nós que estamos fazendo com as nossas próprias mãos.

O Secretário de Meio Ambiente, Fernando Savino, esteve presente na ação prestigiando os alunos e também colocando a mão na massa participando do plantio.