Prefeito de Búzios participa em Brasília do Clia Brasil 2019, evento que debate o presente e o futuro dos cruzeiros marítimos

Nesta quarta-feira (28) acontece na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, o III Fórum CLIA – Cruise Lines International Association Brasil 2019, evento que promove um dia de debates e trocas de informações com importantes autoridades e nomes de diversos segmentos, abordando temas que circundam os cruzeiros no Brasil. O objetivo é estimular a reflexão a respeito dos desafios da retomada do crescimento desta atividade turística no país.

A temporada nacional 2018/2019 foi de crescimento, com o registro de 100% de ocupação nos leitos ofertados (15% a mais que em 2017/2018). A estimativa é que esse período de atividades tenha um impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões.

Presentes ao evento, o prefeito de Búzios Henrique Gomes e o secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Verdade, acompanhados pelo secretário adjunto de Fazenda, Rafael Fonteneles e pelo vereador Dom, participam deste encontro, que reúne 15 destinos que recebem transatlânticos no Brasil.

De suma importância para a economia de Búzios, a temporada dos transatlânticos trouxe neste último período 2018/2019, mais de 222 mil passageiros, sendo que 120 mil desembarcaram no píer municipal, em 37 escalas que renderam o pagamento de taxas à cidade.

– Estamos participando do ‘Clia Brasil’, que reúne as principais empresas operadoras de transatlânticos no país. Hoje vou ministrar uma palestra, pois Búzios é um dos principais destinos receptores desse tipo de turismo, que queremos seguir recepcionando. Um turismo que aquece a nossa economia e cumpre normas ambientais e de segurança – avalia o prefeito. Búzios é um dos municípios patrocinadores do evento.

Henrique, que desembarcou em Brasília na terça-feira (27), aproveitou o dia de ontem para se reunir com a deputada Clarissa Garotinho, do PROS, em busca de recursos para o município, em especial na área da saúde. Após os trabalhos no encontro da CLIA, o prefeito pretende visitar mais parlamentares visando emendas para projetos na cidade.

Estão presentes na CLIA 2019, secretários estaduais e municipais, o presidente da Turisrio Thomas Weber, empresários de Búzios e das demais cidades receptoras de navios, presidente global da CLIA e representantes nacionais dos cruzeiros.

Nas fotos, o prefeito Henrique Gomes e autoridades municipais no evento da CLIA 2019, ao lado do Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio e com Clarissa Garotinho, no congresso.