Data de Publicação : 03/08/2018 14:43:00 Exposição no Zanine: “Meu mundo e nada mais” Ascom Búzios

A Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios convida para a exposição “Meu mundo e nada mais”, de Nelsinho Jakó, dia 10 de agosto, às 19h no Espaço Cultural Zanine, permanecendo até o dia 2 de setembro.

 

Nelsinho Jakó, 56 anos, artista plástico, militante cultural, aquariano, carioca de Vila Isabel, apaixonado integrante nos desfiles da Sapucaí, estudou no Parque Lage junto com Adriana Varejão, Daniel Senise dentre outros expoentes de sua geração. Grande artista, digno representante da geração anos 80.

 

Foi diretor de Carnaval, cenógrafo, professor, produtor, trabalhou com moda, teatro, pintura em tecidos.

 

Desde criança a arte, as cores e o brilho lhe chamam a atenção. Fez parte da equipe de um dos mais famosos carnavalescos, Joãosinho Trinta. Atuante no carnaval carioca, Jakó pintava tecidos manualmente para as Escolas de Samba.

 

Jakó sempre teve interesse na pesquisa de materiais, tendo a cola e a tesoura como fortes aliados. No carnaval, Jacobina (como era conhecido) conheceu infindáveis materiais e possibilidades ilimitadas de transformá-los. Misturando reciclados, materiais do Carnaval e até mesmo orgânicos, em criações de grande impacto visual. Tudo o que viu e experimentou em seus 20 anos de Carnaval, frequentam atualmente suas pinturas e assemblages (uma paixão), e também instalações, como as dessa mostra. 

 

- Aos 18 meu pai me arrumou emprego num banco, foi uma tragédia, não deu certo. Queria ser artista. Participei de vários salões inclusive do Salão Nacional de Belas Artes do MINC, selecionado por críticos. Meu trabalho é inconsciente, pego ideias da minha história. Meu sangue em movimento é tinta que escorre pelas telas, a arte é respiração, é minha transpiração. Reciclo tudo que me interessa e isto é a minha matéria prima.

 

O Espaço Cultural Zanine fica na Estrada da Usina, ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios, no Centro.

Coordenadoria de Comunicação
Tel.: (22) 2633-6000 | 2623-6502 - Email: comunicacao@buzios.rj.gov.br
www.buzios.rj.gov.br