Data de Publicação : 10/10/2018 11:11:00 Homenagem da Prefeitura de Búzios ao Dia da Guarda Municipal, 10 de outubro Ascom Búzios

A cada momento na cidade presenciamos cenas comuns do dia-a-dia, como estudantes atravessando a rua, pessoas e carros circulando, cada um cuidando de seus afazeres, seus compromissos. Raramente notamos a força silenciosa presente nessas mesmas cenas, atenta a tudo o que acontece, pronta para agir, se preciso for. É a Guarda Municipal de Búzios, presente nas ruas há 15 anos, garantindo o dia-a-dia da cidade.

- Neste Dia Nacional da Guarda Municipal, quero saudar esses homens e mulheres que se empenham diariamente para atender o cidadão e o turista, mantendo a ordem de nossa cidade. Agradeço a dedicação de nossos Guardas Municipais que realizam um trabalho de suma importância para todos nós – destaca o prefeito de Búzios, Henrique Gomes.

São 240 homens em mais de 65 postos de trabalho, realizando uma gama de ações que abrangem desde o trabalho de fiscalização de trânsito, recuperação de carros roubados, abordagem de motoristas bêbados, segurança patrimonial pública, apoio a todos os eventos promovidos pela sociedade ou por instituições, apoio à Polícia Militar, Bombeiro Militar, Defesa Civil, e Procom, entre outros, além de ações que envolvem primeiros socorros, resgate de moradores em áreas de risco, e retirada de animais da pista.

Destaque de todo esse trabalho, é a formação da GCM, fator determinante para atuação em muitas ações que culminaram na proteção da vida do munícipe e dos turistas nos últimos anos. A Instituição recebe treinamento tático, como o curso de arma não letal, curso de aperfeiçoamento para fiscalização de trânsito, cursos de ação tática, controle de distúrbios, técnicas com arma de borracha, curso de direção defensiva e outros. Desta forma, a corporação consegue atuar também na prisão de assaltantes, apreensão de drogas e conduções à Delegacia.

A GCM sempre preconizou e estimulou a formação, instrução e capacitação de seus agentes.  O quadro da GCM é composto por profissionais bacharéis e licenciados formados em Administração, Biologia, Comunicação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, Letras, Matemática, Serviço Social, e Turismo, entre outros.  A diversificação acadêmica contribui favoravelmente ao acolhimento ou tratamento das demandas esperadas pela população.

Centro de Monitoramento opera 120 câmeras espalhadas pela cidade

Inaugurado há cerca de um ano, o Centro de Monitoramento operado pela Guarda Municipal, cobre a cidade com 120 câmeras de segurança. Localizado na Praça Santos Dumont, o Centro promove a vigilância dia e noite, 24h no ar.

Este trabalho une forças com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, que está à disposição da população para receber suas demandas 24 horas por dia, através dos telefones 199 ou 2623 0199.

O trabalho ostensivo da GCM inibe os mais variados acontecimentos na cidade.  O serviço diário de baseamentos e rondas nas praias e em toda circunscrição, permitiu a recuperação de 07 veículos roubados ou furtados, a prisão dos indivíduos que efetuaram furtos nas praias, além do atendimento de 13 casos de Primeiros Socorros, onde o primeiro atendimento da GCM foi crucial para vida do cidadão.

Coordenadoria de Comunicação
Tel.: (22) 2633-6000 | 2623-6502 - Email: comunicacao@buzios.rj.gov.br