Data de Publicação : 29/08/2017 11:44:00 Búzios faz ação de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Fumo
As Unidades de Saúde em Búzios estarão em Campanha denominada o Dia D contra o Fumo e contra uma das implicações que é o mau Colesterol.

O principal objetivo desta data é ajudar a reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e à saúde das pessoas, principalmente.

A fumaça do cigarro contém mais de cinco mil substâncias tóxicas. A nicotina é a principal causadora do vício. Ela consegue, em apenas 10 segundos, percorrer todo o corpo humano, e quando inalada ou absorvida pelo pulmão, entra na corrente sanguínea e libera substâncias que proporcionam uma grande sensação de prazer. Já o monóxido de carbono (CO), em contato com a hemoglobina do sangue, dificulta a oxigenação e, consequentemente, priva alguns órgãos do oxigênio, causando doenças como a aterosclerose.

O alcatrão, por sua vez, é responsável pelas manchas na pele, nos dedos e nos dentes dos fumantes. No pulmão, deixa uma coloração castanho-escura. O arsênio, usado como pesticida durante o plantio do tabaco causa lesões em órgãos como fígado, pulmão, dentes, ossos, rins e coração. Já o acetato de chumbo, muito usado em tinturas para cabelo, afeta, sobretudo, pulmão e rins, provocando enfisema e câncer de pulmão.

As unidades funcionam de 8h às 17h de segunda a sexta.
Coordenadoria de Comunicação
Tel.: (22) 2633-6000 | 2623-6502 - Email: comunicacao@buzios.rj.gov.br
www.buzios.rj.gov.br