Meio Ambiente e Prolagos planejam ação emergencial para o verão
Por Ascom Búzios em 30/11/2018

Utilização da caixa de gordura e ligação clandestina estão no foco da prefeitura

O secretário municipal do Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Hamber Carvalho, convocou a Prolagos e o Procon para discutir o que vem sendo feito para melhorar o sistema de esgotamento sanitário do município. A reunião contou ainda com as presenças do secretário de obras, Paulo Abranches, e do presidente do Conselho de Meio Ambiente, Rodolfo Perissé.

Paulo Abranches destacou alguns pontos de melhoria que precisam ter resultados positivos para o período de verão, como a Orla Bardot e o Porto da Barra. O Diretor executivo da Prolagos, Marcos Valério, explicou que a concessionária aumentou a capacidade de bombeamento nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) em João Fernandes, Usina e Porto da Barra, além de geradores e bombas reservas. Na EEE Porto da Barra também será instalada, no início próximo mês, uma bomba à diesel. “O investimento no sistema de bombeamento vai reforçar o transporte de esgoto até a estação de tratamento, principalmente nos períodos de aumento de demanda, como na alta temporada. Outra ação em andamento é a implantação de 150 metros de rede coletora de esgoto na Praça dos Ossos”, disse Marcos.

Em relação às medidas na Orla Bardot, Marcos Valério destacou a intensificação dos serviços de manutenção preventiva que estão sendo feitas na localidade e o estudo topográfico da região, que será desenvolvido para alterar o escoamento de parte do esgoto e aliviar a rede na orla. Em atendimento ao pedido do secretário de obras, a Prolagos fará a limpeza da rede de drenagem pluvial, na Estrada da Usina Velha, no centro da cidade.

Hamber Carvalho chamou a atenção para outro problema que afeta o bom funcionamento das redes de esgoto. Ele alertou que, apesar de quase 100% do centro de Búzios ter rede separativa de esgoto disponível, existem muitas ligações irregulares que prejudicam a eficiência do sistema. A ausência ou a falta de limpeza das caixas de gordura nos restaurantes é outro grave problema apontado pelo secretário. A gordura quando esfria endurece e pode causar entupimento. Logo, todo imóvel, principalmente bares e restaurantes, precisa ter caixa de gordura para evitar que o resíduo chegue até a rede de esgoto. A prefeitura, com o apoio da Prolagos, vai fiscalizar os imóveis comerciais na Rua das Pedras, Orla Bardot e Manoel Turíbio de Farias.