Prefeito Dr. André Granado e presidente da Prolagos oficializam a ampliação da ETE de Búzios
Por em 28/11/2016

Na manhã desta terça-feira, 24, o prefeito André Granado recebeu na sede da Prefeitura de Búzios o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr, para a oficialização das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Búzios, no bairro São José, que beneficiará todo o município, atendendo à meta de universalização da captação e tratamento do esgoto previsto no plano de investimentos para a Região dos Lagos e, “consequentemente, trará cada vez mais melhorias nos serviços prestados para a população.” Como disse Carlos Roma.

Serão investidos R$ 13 milhões na ampliação da ETE. A licença ambiental concedida pelo INEA que foi entregue solenemente ao prefeito Dr. André, junto com parte de seu secretariado.

Com a ampliação, além de aumentar a capacidade, o processo do tratamento passa para o nível terciário (remoção de nitrogênio e fósforo) com desinfecção por ultravioleta (UV).

Serão implantados ainda dois decantadores. A previsão de início das obras é para o mês de dezembro e o prazo de conclusão de 10 meses.

“Esse é um momento histórico pra nossa cidade com a presença da representante do Inea regional, o presidente da Prolagos e o poder municipal que vem lutando desde  que fui eleito pela primeira vez para que conquistássemos mais infraestrutura na coleta de esgoto, rede separadora e também na questão do tratamento desse esgoto. A estação já estava dentro do seu limite de operação, ela agora vai mais do que dobrar a sua capacidade e, além disso, vai melhorar os efluentes. Vai deixar de ser primário para ser terciário, isso significa que a água sai em condições de reuso, em condições de ser aproveitada na lavoura, na indústria, tornando o impacto dessa água  mínimo, diferente do que vinha acontecendo antes. Essa é uma grande conquista para a nossa cidade, uma data histórica mesmo.”, disse entusiasmado o prefeito Dr. André.

A ETE aumentará a capacidade de tratamento de 130 litros de esgoto por segundo para 200 litros por segundo.