Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Nota oficial sobre a baleia jubarte encalhada na Praia da Rasa
RSS
Por Ascom Búzios em 24/08/2017

A Prefeitura de Búzios, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, informa sobre o filhote de baleia jubarte encalhado na Praia da Rasa:

Ao tomar conhecimento do caso, nas primeiras horas da noite de quarta (24), a secretaria tomou providências imediatas, mobilizando a própria equipe e solicitando a intervenção de demais entidades competentes. Foi acionada a Scitech Consultoria Ambiental, entidade responsável pelo desencalhe de grandes mamíferos na região, e esta prontamenteenviou biólogos e veterinários ao local, que monitoram o cetáceo desde a noite de quarta.

Após análise da situação, os especialistas orientaram a não amarrar ou empurrar a baleia para o mar, tampouco tentar rebocá-la com embarcação, o que só resultaria em mais estresse ou maiores danos à sua estrutura corporal. O ideal seria esperar pela maré alta, pois caso a baleia estivesse em condições de retornar ao mar, ela o faria sozinha.

Seguindo a orientação, esperou-se a maré mais alta, às 3h20 da madrugada - contudo a baleia não esboçou reação. Nesse momento, movidos pela comoção, contrariando a recomendação dos biólogos, a população entrou na água, acompanhada pelo Secretário do Meio Ambiente e a equipe da Prefeitura, mas, ratificando a análise dos técnicos, a tentativa restou inócua.

Ressaltamos que em momento algum a Prefeitura se negou a autorizar qualquer iniciativa de viabilizar o salvamento da baleia, ao contrário, tão logo foi solicitada a permissão para uma escavadeira particular abrir canais para facilitar a saída do animal, foi autorizada pelo Secretário de Meio Ambiente, via telefone e e-mail.

Por fim, é importante esclarecer que a Prefeitura entende o sentimento de frustração da população, mas cumpriu com o que a competia, seguindo determinações dos especialistas, sendo certo que se trata de um evento da natureza sobre o qual pouco se pode interferir.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil