Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

IDEB: Búzios ultrapassa meta projetada para 2019
RSS
Por Ascom Búzios em 04/09/2018


De acordo com avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o município de Armação dos Búzios é o segundo em proficiência em Língua Portuguesa na Região dos Lagos, e o quinto em relação às 92 cidades do Estado RJ.


Estes dados do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica (realizado pelo INEP), dizem respeito aos anos iniciais, que também colocam Búzios na sexta posição em proficiência em Matemática, em relação ao Estado, e em segundo lugar em relação à Região dos Lagos.


Em relação aos anos finais, Búzios atinge o primeiro lugar em proficiência em Língua Portuguesa na Regiâo dos Lagos, e fica na 14º posição no Estado RJ. Em Matemática o sucesso se repete, com o primeiro lugar em relação à Região dos Lagos e o 19º em relação ao Estado RJ.


O Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.


Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática, para cada uma das etapas avaliadas.


IDEB, meta superada


Pela avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Búzios ultrapassou em 2017, a meta projetada para 2019. Um aumento de 10% em relação ao IDEB de 2015, na avaliação dos anos iniciais. Com isso, Búzios se posiciona como o terceiro IDEB da Região dos Lagos.

Em relação aos anos finais, o município também teve um aumento de 10% em relação ao IDEB de 2015, se posicionando como o segundo IDEB da Região dos Lagos.


Os resultados de aprendizagem dos estudantes apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb.

Búzios avançou nesta avaliação, nos dados apresentados, com um salto em desenvolvimento na Educação.

 

Proficiência é a demonstração de um conhecimento, competência e capacidade. Qualifica o aluno que tem um total conhecimento sobre determinado assunto, que executa tudo com muita proficuidade, habilidade e competência.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil