Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Búzios vacina cães e gatos contra a raiva neste sábado
RSS
Por em 06/10/2017

Neste sábado (07), será realizada a campanha de vacinação antirrábica animal em Búzios. Com validade de um ano, a vacina é gratuita e estará disponível em todas as unidades de saúde da família e na sede da secretaria de saúde de 8h às 17h. Poderão ser vacinados os animais a partir de quatro meses de idade e também os que foram vacinados no ano anterior.

A raiva é uma doença mortal transmitida pela saliva de um animal doente através de mordida, arranhão ou em contato com a baba do animal. Cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres podem transmitir a doença. Desde 1981, não há registro da doença em humanos.

Embora a raiva esteja controlada, isso não isenta a vacinação anual que, além de obrigatória, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença nas populações de cães e gatos, e por consequência, nos humanos. Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo.

Cães raivosos apresentam sintomas, como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis).



Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil