TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Memória Buziana é tema do programa de Formação Continuada de Professores

Reunidos no Espaço Cultural Zanine, professores da rede pública de Búzios participaram nesta quarta-feira (22) de uma grande roda de conversa sobre a Memória Buziana. Parte do programa de formação continuada de professores, promovido pelo CEPED – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, o encontro trouxe a participação de personagens da comunidade buziana.

Na abertura, Elizabeth Fernandes do Quilombo de Baía Formosa, apresentou a história de origem e luta do núcleo criado por seus ancestrais. Beth explanou sobre o território que ocupavam, a paisagem rara, repleta de belezas naturais e destacou as ações que estão levando as famílias quilombolas a se reagruparem, fortalecendo sua cultura e identidade.

Os professores também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do bairro de José Gonçalves, através do relato de Johnny Rasta, morador e líder comunitário. Johnny ressaltou a luta dos antigos colonos para permanecerem no local, e falou do momento atual na busca pela preservação da Serra das Emerências.

O encontro também contou com a valiosa participação de dona Dolores Pereira, escritora de 87 anos, bordadeira, líder comunitária no bairro de Cem Braças. E com a presença de Antônio Câmara, conhecido como Toninho Português, pessoa querida na comunidade, pesquisador autodidata, grande conhecedor da história local.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso