Estudantes de Búzios participam de Encontro de Representantes de Turma

Com o objetivo de estimular o jovem a participar ativamente de sua escola através da formação de Grêmios Estudantis, mostrando claramente o que deseja para o seu espaço de aprendizagem, criando oportunidades de debate que estimulem o pensamento crítico e a iniciativa, aconteceu nesta terça-feira (13), no Cine Teatro Rasa em Búzios, o Encontro de Representantes de Turma e Estudantes. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através da coordenação de Orientação Educacional.

Representantes de turma das escolas municipais de Segundo Seguimento, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA, lotaram o Cine Teatro durante todo o dia, discutindo temas pertinentes ao universo escolar. A importância do movimento estudantil, da organização dos jovens através de Grêmios, para promover a participação democrática dos estudantes dentro do espaço escolar, foi um dos assuntos principais, que norteou o encontro.

– Sou da União Municipal dos Estudantes de Búzios (UMEAB) e da Associação dos Estudantes do Estado RJ (AERJ) e vim falar da importância em criar grêmios nas escolas, discutir o que está acontecendo no país, e aproveitar o Dia do Estudante, que foi dia 11 de agosto, para lembrar e falar da luta dos estudantes pelo mundo – destaca Pétala, líder estudantil.

Para o presidente da UMEAB, Luiz Fernando, o estudante precisa saber que tem voz na sociedade para lutar pelos seus direitos. Direito a uma educação melhor, a escolas melhores. Ele também ressalta a responsabilidade que o estudante tem em cuidar do espaço escolar e tudo o que já foi conquistado pelo jovem.

– Quero também chamar a atenção de todos para a responsabilidade que nós estudantes temos, que é cuidar do que nos pertence – afirma.

Coordenadora do grêmio do Colégio Paulo Freire, Lana afirma que é gratificante participar de um evento como esse porque nesse espaço de discussão encontra pessoas que lutam pela mesma causa.

– Juntando as forças por uma mesma causa, a gente consegue avançar e conquistar espaço – explica.