TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

APAE -Búzios desenvolve ações continuas relacionadas ao autismo com apoio da Prefeitura

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma data importante para levantar o tema e discutir esse diagnóstico cercado de estereótipos e preconceito. Em Búzios, há ações contínuas desenvolvidas nesse campo. 
A APAE-Búzios recebe recurso do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), um fundo público gerido pela Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, onde, com esse repasse, atualmente em torno de um milhão de reais, dentre outros atividades, é prestado acompanhamento à crianças e jovens portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como “autismo”, e suas famílias.
A APAE visa à estimulação cognitiva, trabalhando a linguagem, a socialização e a parte sensorial dos assistidos. 
As atividades desenvolvidas contam com o amparo de uma sala de recursos para estimulação sensorial, atendimento multidisciplinar com profissionais da área de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapeuta, além de atividades como capoeira, natação, psicomotricidade e aula de dança. 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que o problema não é raro: uma em cada 160 crianças recebem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estima-se que o  Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Trata-se de um problema psiquiátrico identificado na infância, pois, geralmente afeta a comunicação, o aprendizado e as relações sociais. 
 Os transtornos normalmente persistem na adolescência e na fase adulta, e, uma vez a criança recebendo o devido tratamento, verifica-se grande evolução e impede-se o agravamento do transtorno.
Considerando que o Autismo é um transtorno global do desenvolvimento, muitos apresentam dificuldades na comunicação e padrões de comportamento repetitivo e restritivo. O trabalho da APAE, apoiado pela Prefeitura de Búzios, é também uma forma de lutar contra o preconceito.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso