Dia D de pesagem acontece na próxima sexta-feira (25) na Policlínica do Vila Verde

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família, para fazer a pesagem anual obrigatória. O Dia D acontece nesta sexta-feira (25), das 8h às 11h e das 14h às 16h, na Policlínica do bairro Vila Verde.

É importante que todas as famílias procurem a sua unidade de saúde para efetuar a pesagem garantindo o beneficio. Aqueles que não realizarem o procedimento correm o risco de perder a bolsa.

Além do “Dia D” os beneficiários podem buscar a UBS mais próxima de sua residência para pesar até novembro.

Quais são as regras para poder receber o benefício?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MSD), o Bolsa Família é um programa de transferência de renda condicionada, ou seja, é necessário que os beneficiários cumpram deveres, que são chamados de condicionalidades, em relação à educação e à saúde. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem é beneficiário do programa.

Podem receber o benefício às famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até 70 reais por mês; aquelas que são consideradas pobres, renda per capita entre 70,01 reais e 140 reais por mês; e as que são pobres ou extremamente pobres e tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Para ser beneficiário, será preciso apresentar um documento de identificação, como o CPF, por exemplo, entrar no Cadastro Único. O cadastramento, no entanto, não significa que o recebimento será imediato. Quem seleciona as famílias que receberão o Bolsa Família é o Ministério do Desenvolvimento Social, com base na renda per capita.

A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde é responsável por cadastrar, digitar, transmitir, manter e atualizar a base de dados. Além de acompanhar as condições do benefício, articular e promover as ações como a suplementação de vitamina A e Ferro, que foram oferecidos pela Prefeitura em todas as Unidades Básicas de Saúde para os munícipes cadastrados nos posto.