Búzios avança com obras em diversos bairros e planeja mais benfeitorias para o cidadão

Com obras espalhadas em diversos bairros, Búzios avança para oferecer mais conforto em sua infraestrutura, e qualidade em seus serviços prestados ao cidadão. Caminhar pela cidade é se deparar com canteiros de obras, que atualmente ocupam nove localidades, que estão recebendo diferentes benfeitorias.

No bairro da Rasa a antiga Delegacia de Polícia está sendo totalmente reformada para abrigar o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e a Sub Prefeitura. No mesmo bairro, está em andamento a ampliação do PU da Rasa, com implantação do serviço de Raio X.

Em São José está em construção a maior escola de Búzios, EM Manoel Juvenal Vieira, que nasce com o mérito de ser erguida unicamente com a arrecadação do IPTU, um imposto municipal que garante muitas obras e benfeitorias para a população. Esta escola vai atender principalmente alunos dos bairros de Cem Braças, São José, Tucuns e Capão.

Já pronta para ser entregue à população, inaugura nos próximos dias a Creche Nair da Conceição Gonçalves Pereira (Dona Nair) no bairro Alto Boa Vista. Com esta creche, Búzios passa a cobrir 100% da demanda de vagas, em previsão realizada em 2018, no chamado Polo Rasa, que inclui os bairros da Rasa, Vila Verde, Cruzeiro e Alto Boa Vista.

Em fase de finalização, as obras realizadas no Loteamento do Pórtico vão garantir o escoamento das águas pluviais, gerando segurança para cinco bairros: Loteamento do Pórtico, Cem Braças, Tucuns, São José e Capão. No local estão sendo construídas em concreto as galerias com 600 metros de comprimento, e instaladas as calçadas. Em curso também a pavimentação das ruas H, A, Travessa Chafariz, Travessa Lilçon de Souza Martins, rua Maria Esther Bueno e rua Doalci Camargo, finalizando a obra.

Com um quilômetro de extensão, iniciando no Porto da Barra e atravessando ruas com histórico de alagamentos, como Vieira Câmara, Celeste da Costa e rua da Linguiça, a obra de construção da rede de drenagem, que está em curso, vai garantir o escoamento das águas pluviais evitando enchentes.

Durante a obra da rede de drenagem da Prefeitura, a Prolagos vai finalizar a rede separativa de esgoto deste mesmo trecho. A construção dos dois sistemas de coleta vai evitar as ligações clandestinas na rede de água pluviais, garantindo a balneabilidade da praia de Manguinhos.

A obra de urbanização da Avenida José Bento Ribeiro Dantas inclui rede de esgoto, rede de drenagem, ciclovia nos dois lados da pista, calçada, pavimentação da via, travessias elevadas, iluminação e sinalização.

Esta obra também vai sanear a Lagoa do Canto, que atualmente recebe grande parte dos esgotos clandestinos dos bairros adjacentes, como Vila Caranga, Portal da Ferradura, Tartaruga e Alto de Búzios.

Obras futuras

Em breve iniciam as obras do Almoxarifado e da Lavanderia do Hospital Rodolpho Perissé, a Escola de Gastronomia, e a construção da rede de drenagem da rua João Batista até a escola Eliete Mureb, em José Gonçalves.

Em fase de licitação, a obra de construção da Creche de São José e a reforma da Policlínica de Manguinhos.

Em planejamento para licitar, uma vasta lista de obras de construções e reformas, conforme segue:

Reforma da pista de Skate de Geribá

Reforma da praça da Vila Caranga

Reforma da praça em frente à EM Manoel Antonio da Costa

Ruas de D, E, F, rua 28, rua Flores Campestre, Travessa 15, na Vila Verde

Rua da Igreja Batista, na Rasa

Quadra da EM Regina da Silveira

Praça da Igreja Nossa Senhora, Praça do Jorjão e rua Brasil, em Cem Braças

Reforma da sede da Guarda Municipal, no Centro

Rede separativa de esgoto no trecho da Barbuda ao Ceceu

Rede separativa da Rua da Policlínica e da Rua do Centro de Fisioterapia, em Manguinhos

Drenagem e repavimentação da Rua Gravatas e Rua 46, e drenagem da Rua Herbert Perissé (La Borie)