Boletim Oficial de Búzios é reformulado para aumentar a Transparência

 

Uma ação do Setor de Comunicação Social em parceria com a Procuradoria Municipal está promovendo a reformulação do Boletim Oficial de Búzios.
Entre as novidades já implementadas, o cidadão buziano pode fiscalizar e comparar a impressão do B.O com a versão digital de maneira rápida e eficaz utilizando QRCODE.

Com o objetivo de ampliar a Transparência e o acesso à informação, que estão previstos como direito do cidadão e dever do Estado na nossa Constituição Federal e em diversos normativos, a Prefeitura de Búzios apresenta a partir de agora, um B.O mais acessível, com arquivo leve para download e que permite o uso de ferramentas na pesquisa digital.

O Boletim passou por mudanças estruturais em sua diagramação e publicidade de informações. Foram adotadas medidas para reduzir seu tamanho digital de aproximadamente 40 MB para 3 MB, facilitando o Download de arquivos com uso de internet móvel.

Os textos que antes eram apresentados em arquivos escaneados, agora
permitem a seleção de palavras-chave, e o uso amplo das ferramentas de pesquisa no arquivo digital, seja por meio de um navegador de internet ou leitor de PDF.

Mais uma novidade, a divisão dos assuntos por seção, permite a busca
rápida por temas de interesse, e o conforto de encontrá-los agrupados.

No informativo também consta os locais de distribuição do B.O no município, conforme o decreto n° 420, de 4 de dezembro de 2006. Além dos pontos determinados pelo decreto, também foram definidos novos locais para fácil acesso da população.

A adoção dessas novas medidas possibilita promover uma administração
pública mais transparente e aberta à participação social. E possibilita também, a conscientização e a capacitação dos servidores públicos para que atuem como agentes de mudança na implementação de uma cultura de acesso à informação, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública.

Boletim Oficial lança Espaço Cultural

Buscando uma abordagem mais criativa e de interesse social, o B.O inicia
a partir da próxima edição, um espaço especial para a cultura buziana,
valorizando a história local e seus personagens, matriarcas e patriarcas, que deram origem a nossa cidade .

De acordo com o secretário especial de Comunicação Social, Victor Viana, essa ação serve para aproximar a população do veículo de comunicação.

– Agora, na medida do possível e também com base na Lei Municipal n° 485, abordaremos histórias e lendas urbanas do folclore buziano. Histórias que muitas vezes não entram nos documentários e livros sobre a cidade, mas que fazem parte de um belíssimo e intocado imaginário popular – explicou.

Na estreia do novo espaço da cultura, será apresentada a divertida
crônica “Uma pedra rolante em Búzios” escrita pela jornalista Maria Fernanda Quintela e ilustrada por Clóvis Eduardo. A história é datada nos dias de 1976 com a visita inusitada de um gringo desconhecido pela população buziana de antigamente, composta em sua maioria por pescadores artesanais e alguns turistas, que vieram em busca de sossego e aqui permanecem até hoje.

BO no WhatsApp

Mais uma novidade está tornando o Boletim Oficial ainda mais acessível. A divulgação do BO também está sendo realizada via aplicativo de mensagens WhatsApp, uma das ferramentas de comunicação de massa mais utilizadas no mundo. Para receber o BO no celular, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (22) 99730 4881, informando seu nome e bairro, pedindo para ser incluído(a) na lista de transmissão do BO.

A cada nova edição lançada, todos os cadastrados no WhatsApp receberão o Boletim Oficial em seu celular, facilitando o acesso de todos.

Ampliando a divulgação, também o facebook da Prefeitura de Búzios disponibilizará um post com o link de cada edição lançada do Boletim Oficial.

Comentários do Facebook
FECHAR ACESSIBIILIDADE